A língua árabe chega à audiência semanal do Vaticano

A partir de amanhã, todos poderão ouvir uma tradução em árabe das audiências semanais de quarta-feira dadas pelo Papa.

Foi anunciado pelo porta-voz do Vaticano nesta terça-feira que a língua árabe vai estrear-se na audiência semanal de quarta-feira dada pelo Papa na Praça de São Pedro.

De acordo com a Lusa, o padre Federico Lombardi disse que o Papa, após a viagem ao Líbano, “tenciona com este gesto manifestar interesse, encorajamento e apoio aos cristãos do Médio Oriente e convidar os fiéis a rezar pela paz”.

Este idioma vai unir-se, deste modo, a muitos outros, designadamente o português, espanhol, francês, inglês e alemão. Apesar de o Papa se exprimir essencialmente em italiano, habitualmente sintetiza as suas próprias declarações e envia saudações nas línguas referidas.

A audiência geral de quarta-feira é um ritual que se repete todas as semanas e que permite ao Papa dar uma catequese aos milhares de cristãos na praça de São Pedro. A partir de agora, o ritual sofre uma mudança: o Papa continuará a não falar em árabe, mas um tradutor estará presente a traduzir, em síntese, as declarações de Bento XVI.

De acordo com a Lusa, no sínodo acerca do Médio Oriente de 2010 no Vaticano, a importância da língua árabe, que contribuiu para o pensamento teológico cristão, tinha sido destacada. Na altura, os participantes mostraram o desejo de intensificar a utilização da língua árabe no Vaticano.

Estima-se de que haverá mais de 15 milhões de cristãos no Médio Oriente, apesar de muitos deles deslocados devido aos conflitos e perseguições.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues