A Líbia, próximo território do Estado Islâmico?

Governo diz saber que os novos recrutas recebem ordens para se dirigir para território líbio e já não para a Síria.

Foto
Membros das forças pró-governamentais em Bengasi Esam Omran Al-Fetori/Reuters

Políticos e analistas estão de acordo: depois da Síria e do Iraque, a Líbia pode ser o novo terreno de expansão dos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico. A presença do grupo no país já é bastante considerável – e ao contrário do que acontece noutros lugares, aqui muitos combatentes integram o movimento original, não são grupos soltos que declararam aliança ao Daash (também os há) por estratégia ou conveniência.

Transformado num estado falhado desde o derrube de Muammar Khadafi, em 2011, a Líbia tem dois governos concorrentes e está dividida em regiões sob controlo de diferentes grupos armados. O Estado Islâmico, que surgiu com força em Fevereiro, controla a cidade de Sirte (Norte) desde Maio e entretanto espalhou-se por uma zona de 200 quilómetros entre Sirte e Nawfaliyah, ao longo das fronteiras do chamado “Crescente Petrolífero”, onde se concentram os maiores terminais do país.

Da população inicial de 70 mil habitantes, sobrarão em Sirte 10 a 15 mil pessoas. As restantes fugiram para as regiões de Misurata e Trípoli.

“Temos informações fiáveis a indicar que o comando do Daash pede aos seus novos recrutas que se dirijam para a Líbia e já não para a Síria, sobretudo desde os ataques russos”, que começam a visar o grupo na Síria no fim de Setembro, diz à AFP o ministro dos Negócios Estrangeiros do governo reconhecido internacionalmente (e com sede no Leste do país), Mohamed Dayri.

Dayri falou à agência francesa de passagem por Paris e na ressaca dos atentados que na sexta-feira fizeram 129 mortos na capital francesa. “Associamo-nos aos apelos franceses e outros para uma acção internacional e uma determinação real contra o Daash, na Síria e no Iraque, mas também na Líbia, que temo venha a tornar-se no próximo território seguro do grupo”, afirmou o ministro.

Estimando que o número de combatentes do grupo no seu país esteja entre os quatro e os cinco mil, principalmente “tunisinos, sudaneses e iemenitas”, Dayri felicitou-se com a primeira operação aérea dos Estados Unidos contra o Daash na Líbia, no sábado. Mas ao contrário do que foi avançado por Washington, o alvo, morto nestes ataques, Abu Nabil, era chefe do grupo na região de Derna, capital da Cirenaica (Leste do país), não “o seu mais alto responsável” no país.

O ministro recorda que um marroquino que saíra da Líbia em embarcações com emigrantes foi detido na Primavera em Itália e é suspeito de ser um dos autores do atentado contra o Museu Bardo de Tunes, que fez 23 mortos em Março. Um tunisino por trás do ataque num hotel de Port El Kantaoui, igualmente na Tunísia, a 26 de Junho, tinha, por seu turno, treinado na Líbia. Este ataque matou 38 turistas estrangeiros na praia do hotel.

À conquista do Sul
Segundo Dayri, o Estado Islâmico pode estar a conquistar território na direcção do Sul da Líbia, o que pode permitir ao grupo coordenar operações com movimentos extremistas que actuam nos países do Sahel (Senegal, Mauritânia, Níger, Mali, Burkina Faso, Nigéria, Chade e Sudão). “Precisamos de uma estratégia que envolva o Exército líbio em conjunto com os países árabes e os países ocidentais”, defende o ministro.

Esta foi a semana em que chegou ao fim o mandato de um emissário da ONU para a Líbia, o espanhol Bernardino Léon, e começou o de outro, o diplomata alemão Martin Kobler. O anterior conseguiu a aceitação por todos de um plano para existência de um só governo que tente unificar a Líbia partida, mas está muito por fazer.

Kobler tomou posse na terça-feira, após um ano de negociações mediadas por Léon e pela Argélia. “O plano [de Léon] não era perfeito, mas era uma forma de unir os líbios, falta encontrar uma solução permanente que permita aos líbios conduzir o seu país nesta fase difícil”, disse numa entrevista ao Le Monde o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Ramtane Lamamra. Uma situação que a crescente presença do Daash só vai dificultar. Junta-se agora como conselheiro a esta missão o general italiano Paolo Serra, que comandou a força das Nações Unidas no Líbano de 2012 e 2014.

Aos bombardeamentos norte-americanos de sábado seguiram-se dois dias de confrontos entre outros grupos e o Daash na cidade de Derna que fizeram vários mortos. De acordo com o Tribunal Penal Internacional, os jihadistas do Estado Islâmico mataram mais civis na Líbia do que qualquer outro movimento armado, mas todos são responsáveis por “crimes em grande escala”.

Sugerir correcção
Ler 29 comentários