A carta que George H. W. Bush deixou a Bill Clinton está a correr a Internet

Já há propostas para uma eventual mensagem de Barack Obama para Donald Trump.

Foto
AFP/ERIC DRAPER

No terceiro e último debate entre os candidatos presidenciais norte-americanos, uma afirmação deixou os Estados Unidos em suspenso e quase em choque. Donald Trump, candidato republicano, quando questionado sobre se iria aceitar os resultados eleitorais do próximo 8 de Novembro afirmou: “Na altura logo vejo. Vou manter-vos em suspense”. 

Ora, um candidato presidencial colocar em questão a fiabilidade das instituições de uma das maiores e mais antigas democracias do mundo, e motivo de grande orgulho para o povo americano, é algo praticamente inédito.

Chris Wallace, da Fox News e moderador do debate, chegou a referir a cordialidade e respeito entre candidatos na altura da eleição do novo Presidente dos EUA. E é exactamente em relação a este ponto que uma carta se tornou viral no rescaldo do derradeiro confronto entre Hillary Clinton e Donald Trump.

Em Junho, a candidata democrata tinha já publicado no Instagram a carta que, em 1993, George H. W. Bush, também do Partido Republicano, deixara na Casa Branca para o seu sucessor acabado de ser eleito, Bill Clinton. Mas agora, e depois da polémica levantada por Trump, o mesmo texto regressou em força à Internet.

Bush, nesta nota escrita, deseja “grande felicidade” a Bill Clinton acrescentando: “vai ser o nosso Presidente quando ler esta nota. Eu desejo-lhe tudo de bom. Desejo tudo de bom à sua família também”. E termina: “O seu sucesso é agora o sucesso do nosso país. Estou a torcer por si”.

Inspirado pela carta escrita por Bush, o site Quartz fez já a sua aposta para uma eventual nota escrita por Barack Obama a Donald Trump, caso este último se torne no próximo Presidente norte-americano:

Caro Donald,

Se está a ler isto, aceitou os resultados da eleição. Estou animado por esta óbvia e sincera aceitação de último minuto do processo democrático. Conseguiu. Parabéns. Aqui estamos nós.

Quando entrei neste gabinete há oito anos, fiquei impressionado com a importância deste cargo – a humildade, respeito, e paciência que é necessária para liderar o povo americano. A honra que é servir. O senhor pode ficar impressionado com isto também – ou pelo tamanho muito mais pequeno da Casa Branca comparado com as suas propriedades imobiliárias. Ou quão menos barroca. Com muito menos ouro. Devo avisá-lo que não há muito mármore. Também existem menos retratos seus. Mas a cozinha faz um taco [prato típico mexicano] decente.

Desejo-lhe grande felicidade aqui. Eu senti muitas vezes a solidão que é descrita pelos anteriores Presidentes, o peso do mundo nos meus ombros e um exército de críticos nas minhas costas. Mas claro que eu não tenho a sua experiência relativamente à impopularidade. A sua experiência com a falta de respeito pelos africo-americanos, pelas mulheres que assediou, pela maioria das mulheres em geral, pelos seus ex-trabalhadores, pelos fornecedores que trabalharam consigo, pelos estudantes da sua universidade e por Rosie O’Donnell [actriz norte-americana insultada por Trump]. O senhor pode não ter experiência política, mas no que toca à sua legitimidade ser questionada, as suas qualificações superam tudo.

Virão tempos muito duros, tornados ainda mais difíceis pelos críticos que poderá considerar injustos. As pessoas podem eventualmente questionar onde nasceu, ou chamar-lhe o Presidente mais ignorante da história, ou pior. Podem sugerir que foi o senhor que fundou o ISIS [Estado Islâmico], ou insinuar que esteve envolvido no terrorismo doméstico. Podem ainda dizer que os seus opositores são muito mais inteligentes e duros do que o senhor. Podem ainda explorar diferenças políticas no seio da sua família. O único conselho que posso oferecer é que não se deixe afectar pelos críticos. E também que deixe de escrever os seus próprios tweets.

Contra todas as probabilidades, lógica ou senso comum, o senhor vai ser o nosso Presidente quando estiver a ler esta nota. Desejo-lhe tudo de bom. Desejo tudo de bom à sua família. Espero que Chris Christie [governador de Nova Iorque e grande apoiante de Trump] considere a cama confortável. O seu sucesso é o sucesso do nosso país. O seu falhanço será a nossa ruína nacional.

Boa sorte,

Barack

Sugerir correcção
Ler 6 comentários