A Bélgica tem um novo rei

Alberto II abdica depois de um reinado popular, contra as expectativas iniciais. Agora, as questões são sobre se estará Philippe preparado.

Fotogaleria
O cumprimento habitual ao povo do novo rei, Philippe I e da nova rainha, Mathilde REUTERS/Yves Herman
Fotogaleria
O novo rei, Philippe I David Stockman/AFP
Fotogaleria
A passagem de testemunho coincidiu com 20º aniversário do reinado de Albert II Philippe Wojaze/REUTERS
Fotogaleria
A nova rainha, Mathilde, ao lado do rei Albert II e da rainha Paola Vincent Kessler/REUTERS
Fotogaleria
O novo rei, depois do juramento no Parlamento Vincent Kessler/REUTERS
Fotogaleria
O rei Albert II deixa o trono por razões de saúde David Stockman/AFP
Fotogaleria
Um "obrigado" na despedida de Albert II Michael Kooren/REUTERS
Fotogaleria
As ruas encheram-se de bandeiras belgas AFP PHOTO/ JOHN THYS

Foi, como se esperava, uma cerimónia sóbria: o príncipe Philippe, 53 anos, tornou-se o sétimo rei da Bélgica depois da abdicação do seu pai, Alberto, de 79 anos.

Philippe fez o juramento nas três línguas oficiais da Bélgica – holandês, francês e alemão – no Parlamento, depois de Alberto assinar a sua abdicação, por razões de saúde: “Tenho reparado como a minha idade e a minha saúde não me têm permitido cumprir os meus deveres do modo de que gostaria”.

Na abdicação, Alberto II não escondeu, no entanto, alguma emoção. Dirigiu-se à sua mulher, Paola: “Queria simplesmente agradecer-lhe”, disse. E depois, saindo do discurso escrito: “E um grande beijo!”. Houve aplausos, Paola e a mulher de Philippe, a rainha Mathilde, não contiveram algumas lágrimas.  

Alberto II é o segundo monarca a abdicar: o primeiro foi o seu pai, Leopold III, suspeito de benevolência face à ocupação alemã na II Guerra.

Foi então o irmão de Alberto, Baoudoin, que assumiu a responsabilidade, e este rei, sem filhos, tinha preparado Philippe para lhe suceder. Mas quando morreu, tinha Philippe 33 anos, Alberto, a quem cabia a decisão de assumir o cargo, decidiu fazê-lo.

Apesar de não ter sido educado para ser rei, da sua vida amorosa encher as revistas cor-de-rosa e de estar associado ao jet set, Alberto acabou por ser um rei popular, tanto pelo seu papel durante o caso de pedofilia de Marc Dutroux, que deixou o país chocado, como mais recentemente pelo seu papel na paralisia política que o país viveu.

Curiosamente, coloca-se mais agora em relação a Phillippe, educado para o cargo, a questão de se estará pronto para ser rei. A timidez de Philippe, o sétimo rei da Bélgica, é a razão principal.

Poderá, no entanto, contar com a popularidade da sua mulher, Mathilde, 40 anos, a primeira rainha de origem belga da história do país, que desde o seu casamento com Philippe em 1999 se tornou um trunfo da monarquia.

“Philippe, tu tens todas as qualidades de coração e inteligência para servir muito bem o nosso país nas tuas novas responsabilidades”, disse Alberto II na cerimónia de abdicação na sala do trono do palácio real do Bruxelas. “Tu e a tua querida mulher Mathilde têm toda a nossa confiança.”

Philippe fez então o juramento no Parlamento no Parlamento, a algumas centenas de metros. Na Bélgica não há uma subida formal ao trono, porque não existe um trono, nem uma coroa, nem qualquer cerimónia religiosa de entronização do rei.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar