1000 chicotadas em top spin

O caso de Raif Badawi, o bloguista saudita condenado a mil chicotadas, é só mais um em que a nossa ignorância sobre o islão leva a conclusões precipitadas.

Por exemplo, não li em lado nenhum que as vergastadas são aplicadas com critério. Não é a barbárie. Pelo contrário. Para proteger o condenado, o carrasco é obrigado a acomodar um exemplar do Corão na axila. Assim não tem amplitude suficiente para malhar desde cá de cima.

Como se o Indiana Jones sacudisse o chicote com o braço junto ao lombo, por ter vergonha de mostrar as manchas de suor no sovaco. No fundo, é a diferença entre o serviço no ténis e no pingue-pongue. Está tudo no pulso. Assim o verdugo não consegue bater com tanta força. Em vez de acertar de chapa nas costas, penteia só o lombo. Por outro lado, imprime mais top spin no açoite. Conhecem-se casos de vítimas que levam a chibatada em cheio nas nádegas mas, com o efeito, a dor amarinha pelas costas e só pára nos dentes. (Há inclusive um algoz saudita cuja alcunha é “Nadal da verdasca”.)

É o mesmo método que se usa nos colégios internos para ensinar as crianças a comer à mesa sem esparramar os cotovelos. São duas formas de utilizar a técnica sub axila para cercear a selvajaria. Quer no pelourinho, quer às refeições. Qual das duas a mais importante? Não sei, não há civilizações superiores, apenas diferentes. E mais parecidas do que julgamos.

O que se comprovou com as declarações do Papa sobre o murro a quem lhe ofende a mãe. (Declarações que deram também razão a Ana Gomes e a todos os que afirmam que a violência é o resultado da austeridade e do desemprego. Afinal, o Papa disse aquilo num momento de lazer. Não estava a trabalhar, era relax. Às vezes nem é preciso falta de trabalho, basta uma ligeira desocupação. Aliás, mesmo quando os terroristas têm emprego, a maioria dos atentados é perpetrada nas folgas.)

Não fiquei surpreendido com o Papa. Pontífice quer dizer construtor de pontes. Ora, o que é um construtor de pontes senão um pedreiro? Experimentem insultar a mãe de um pedreiro e vão ver. Os papas levam a honra das mães a sério. A sorte de Estaline foi não ter perguntado: “Quantas divisões tem a mãe do Papa?”

Já me surpreendeu a tíbia reacção dos católicos à sugestão do Papa. Onde está o atentado bombista levado a cabo pelos escuteiros do Agrupamento 327 Pio XII? (Não vale a desculpa de que não se consegue esconder explosivos naqueles calções.) Ou o ataque das beatas da paróquia de Nossa Senhora do Pópulo à Gazeta das Caldas? A indirecta sobre o directo foi ignorada. Talvez o Papa tenha sido subtil de mais no seu apelo à violência.

A separação da religião e do Estado amoleceu o Ocidente e já ninguém é chicoteado por ofender a Igreja. Quando a solução era óbvia: basta enfiar uma cópia da Constituição debaixo do braço do carrasco.

Esta diferença entre Ocidente e islão deve ser suprimida. Agora, o Ocidente não pode esperar que seja o islão a arcar com todo o esforço da aproximação. Também tem de ceder, encontrar-se a meio da estrada. O Ocidente caminha em direcção ao islão, o islão caminha em direcção ao Ocidente. E encontram-se no séc. XVI. Calha bem, porque é mesmo antes do Iluminismo. Assim ninguém se chateia com o secularismo e o Papa já é obedecido se mandar bater em alguém.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários