Promoção de vice-presidente chinês torna-o favorito à sucessão de Hu Jintao

O vice-presidente chinês Xi Jinping foi nomeado para a Comissão Militar Central da China e é agora apontado como o provável sucessor do Presidente Hu Jintao, em 2013. A decisão foi tomada durante a reunião anual do comité central do Partido Comunista Chinês (PCC), que ontem terminou em Pequim.

Os principais dirigentes do PC chinês, cerca de 200, estiveram reunidos durante quatro dias e a nomeação de Xi Jinping foi ontem noticiada pela agência oficial Xinhua. Apesar do secretismo que envolveu o encontro, alguns analistas sublinharam nos últimos dias que o tema em debate foi alterado para que a discussão se centrasse na questão da liderança do partido. "Agora que Xi Jinping é vice-presidente [da Comissão Militar Central], o seu futuro está assegurado, o que implica que se tornará, sem qualquer dúvida, o secretário-geral do partido em 2012, e depois presidente em Março de 2013", disse à AFP Willy Lam, analista político da Universidade Chinesa de Hong Kong.

Xi Jinping não terá sido o candidato preferido pelo actual Presidente, mas conta com o apoio da facção mais conservadora do partido que está à frente dos destinos da China desde 1949, nomeadamente do antigo Presidente Jiang Zemin.

Actualmente com 57 anos, Xi Jinping foi nomeado vice-presidente em 2008, um ano depois de ter integrado o comité permanente do principal órgão político do PCC. A sua nomeação para a comissão que controla o Exército chinês (2,3 milhões de soldados) ocorre pouco após a atribuição do Nobel da Paz ao activista chinês Liu Xiaobo, duramente criticada pelas autoridades de Pequim.

Se Xi Jinping for o próximo Presidente da China, o mais provável é que tenha como primeiro-ministro Li Keqiang, actual vice-primeiro-ministro e o mais forte candidato a sucessor do chefe do Governo, Wen Jiabao.

Sugerir correcção