Nem o mau tempo britânico faltou à festa do jubileu de diamante da rainha Isabel II

Foto
A rainha, os seus sucessores, o povo e desfile no Tamisa BEN STANSALL/AFP

A monarca liderou um desfile náutico no Tamisa ao qual assistiram milhares de pessoas

Nem a chuva nem o frio impediu os britânicos de sair à rua ontem para o segundo dia de celebrações do jubileu de diamante de Isabel II, há 60 anos no trono de Inglaterra: milhares de pessoas equiparam-se a rigor - leia-se, de azul, branco e vermelho - para ver a rainha e a sua família a descer o rio Tamisa, em Londres, numa barcaça real engalanada a rigor para a ocasião.

A real regata de 11 quilómetros começou ao início da tarde, ao som de orquestras sinfónicas e de sinos a tocar a rebate. Liderada pela Espírito de Chartwell, forrada a vermelho e dourado e repleta de flores, a regata contou com a participação de outros mil barcos, que desceram o rio ao longo de quatro horas. Pelas águas do Tamisa passaram barcos à vela, a vapor, a remos e também os vehos pesqueiros que participaram na retirada das tropas britânicas de Dunquerque, no Norte de França, no início da segunda Guerra Mundial.

Acompanhada pelo marido Filipe, o duque de Edimburgo, e pelas duas gerações da casa de Windsor incluindo o princípe Carlos e a esposa Camilla, e ainda o casal William e Kate, e o príncipe Harry, a rainha não fez muita questão em usar o ministrono instalado no barco, preferindo acenar à multidão e espreitar para o andar de baixo do barco, onde o ambiente era mais descontraído entre os 60 convidados entretidos com bebidas e canapés.

Nas margens do rio milhares de pessoas enfrentram o frio e a chuva e equiparam-se a rigor com as cores da bandeira do Reino Unido - casacos, chapéus, gravatas, botas, óculos, malas, tudo o que pudesse ostentar o azul, branco e vermelho da Union Jack - para saudar a rainha.

Um pouco por toda a cidade organizaram-se festas de rua com banquetes no meio do alcatrão, em parques, nos pubs, nas casernas militares ou no n.º 10 de Downing Street. Os organizadores do Big Lunch referiram a participação de mais de seis milhões de pessoas no evento a nível nacional. O banquete organizado em Piccadilly Circus contou com a visita surpresa do príncipe Carlos e de Camilla, que se sentaram entre a multidão para brindar com champanhe à saúde de Isabel II.

"Nós, na Grã-Bretanha, somos campeões quando se trata de não deixar que o mau tempo estrague uma boa festa", disse o responsável pelas cerimónias náuticas, Adrian Evans, citado pela AFP. E ontem a rainha - "uma grande fonte de força e estabilidade agora e no futuro", segundo a homenagem do primeiro-ministro David Cameron - bem pode congratular-se por a sua festa ter sido um sucesso.

Sugerir correcção