Houve uma guerra civil em Portugal mas só fez vítimas no Twitter

Um boato, ou uma elaborada partida pregada por utilizadores espanhóis, criou uma notícia falsa da noite para o dia

Tudo começou com uma mensagem publicada no Twitter pouco depois da meia-noite de terça-feira: Portugal estava mergulhado no caos, com um golpe de Estado e numa caminhada que parecia imparável para a guerra civil. Os portugueses olhavam pela janela e não viam nada de anormal, mas durante algumas horas um grupo de utilizadores espanhóis conseguiu lançar a confusão no serviço de microblogging.

O Twitter é usado por milhares de pessoas para partilhar notícias, promover causas humanitárias, acompanhar revoluções ao segundo e até ajudar a derrubar ditaduras. Mas os tweets de queixas sobre os presentes de Natal e boatos que envolvem estrelas do mundo do espectáculo sucedem-se à mesma velocidade. Facto: os utilizadores do Twitter já mataram Justin Bieber, Lindsay Lohan, Britney Spears e outros ídolos da música e do cinema. Desta vez, a brincadeira calhou a Portugal.

"Estou de boca aberta sobre o que se está a passar em Portugal. A violência nunca pode ser o caminho. Espero que se retome a sanidade". Bastou esta mensagem, publicada na conta do utilizador espanhol @MikelNhao às 0h31 de terça-feira, para começar o maior boato de sempre nas redes sociais envolvendo Portugal: estava em curso um golpe de Estado no país e o Governo tinha encerrado as fronteiras do Norte para impedir a fuga de portugueses para a Galiza. Havia registo de trocas de tiros em Valença, Viana e Braga e o Exército português tinha ocupado o Porto.

Aos lamentos de @MikelNhao pelo "penoso silêncio" dos media espanhóis, juntava-se o também espanhol @rossierra, que garantia estar a ver tudo no canal Euronews. A brincadeira ganhava consistência com a entrada em cena de outro utilizador espanhol do Twitter, @josetomorrow: "Oxalá regresse tudo rapidamente à normalidade. A CNN+ está a avançar que a Guarda Nacional Republicana está pronta para actuar".

El País "confirma"

Pouco depois, surgia aquele pouco de verdade que toda a mentira deve ter. Usando a reputação do jornal espanhol El País, o utilizador @FacuDiazT publicava uma imagem com o que parecia ser um tweet da conta oficial do El País, com a frase "Correspondentes da Associated Press em Portugal dão conta do início de uma guerra civil. As informações são confusas", e perguntava o que teria levado o jornal espanhol a "apagar tão rapidamente" este tweet.

A partir daqui, tornou-se impossível travar o boato. Os tweets a negar a existência de qualquer problema em Portugal, como o da utilizadora portuguesa @PTKatyCats - "Idiots! Portugal is fine!" -, eram aproveitados pelos autores do boato para dar ainda mais credibilidade ao suposto golpe de Estado: "Como é evidente que estás do lado dos golpistas, bonita", respondeu @FacuDiazT.

Outro utilizador do Twitter, @08181, publicava imagens de um alegado incêndio na embaixada de Espanha em Lisboa e um link para uma notícia do El País com o título "Militares portugueses cúmplices do incêndio na embaixada espanhola em Lisboa". A notícia é verdadeira, mas foi publicada a 30 de Agosto de 1980 e dá conta da acusação contra 12 militares portugueses por não terem impedido a destruição da embaixada a 27 de Setembro de 1975.

Nas horas seguintes não se falou de outra coisa. A hashtag #prayforportugal foi uma das mais usadas no Twitter durante a noite e tornava-se impossível saber quem participava voluntária ou involuntariamente.

O PÚBLICO tentou falar com o utilizador @MikelNhao, mas o melhor que conseguiu foi uma resposta genérica no Twitter: "O melhor do que se passou ontem são os jornalistas a quererem entrevistar um boneco com óculos. Eu entrevisto-me a mim mesmo". Remete os interessados para a secção de perguntas e respostas do seu site (http://www.mikelnhao.com), onde se podem ler perguntas e respostas como: "Como estás? Bem" e "Porque estou a ler este blogue? Porque não tens namorada".

O El País reagiu ao envolvimento do seu nome no boato no Twitter e, num texto assinado pelo provedor dos leitores, Tomàs Délcios, anunciou que o diário "transmitiu o sucedido ao departamento jurídico para avaliar as medidas a tomar".

Quanto a @MikelNhao, continua a divertir-se com as reacções ao boato que lançou. Entre os seus tweets mais recentes lêem-se declarações como "Chegam-me tantas lições de ética, mas não posso lê-las todas. O melhor é que as escrevam num papel e as metam no cu" e "O bom do Twitter é que agora nós também podemos inventar notícias, como faz a imprensa".

Sugerir correcção