Investigadores descobrem vala comum na Colômbia

a Investigadores descobriram umavala comum no Sul da Colômbia contendo os restos mortais de apro-
ximadamente uma centena de vítimas presumivelmente das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, extrema-direita), anunciou o ministro do Interior, Carlos Holguin, em Bogotá.
O cemitério clandestino foi encontrado na comuna de Hormiga, departamento de Putumayo, junto à fronteira com o Equador, por funcionários da procuradoria e da polícia judiciária. O ministro disse-
-se "horrorizado" e "surpreendido" com a descoberta macabra, em declarações à rádio privada Caracol.
A descoberta foi possível na sequência da Lei Justiça e Paz, criada pelo Presidente Alvaro Uribe no quadro de um acordo com as AUC, nos termos da qual os arrependidos que confessassem os seus crimes seriam reintegrados na sociedade civil depois do cumprimento de uma pena entre os cinco e os oito anos de prisão, uma legislação muito criticada por várias organizações de direitos humanos. Entretanto, a polícia deteve uma mu-
lher de 27 anos que transportava ex-
plosivos ao que parece para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, grupo marxista criado nos anos 60 e com 17 mil combatentes, renitente a um acordo de diálogo com o Governo.
A mulher, funcionária de uma empresa de transportes estatal na região de Valle del Cauca, foi surpreendida quando levava cerca de 800 cartuchos de explosivos junto ao corpo. A explosão da carga teria morto todos os passageiros do veículo e outras pessoas no exterior.

Sugerir correcção