Gul está a tropeçar no lenço da sua mulher

a É no véu de Hayrunnisa, a esposa de Abdullah Gul, que esbarra a eleição do próximo Presidente da República. É que Hayrunnisa aparece sempre em público de véu e, na laica Turquia, as mulheres dos representantes oficiais do Estado estão proibidas de o usar em público. O Presidente cessante, Ahmet Necdet Sezer, jurista e obstinadamente laico, recusou-se sempre a convidar para recepções oficiais as esposas dos ministros que usavam véu, recorda o jornal francês Libération. Então como se poderia imaginar uma primeira dama velada, se a eleição de Gul for para a frente?Abdullah Gul, de 56 anos, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros turco "sorri mesmo quando está furioso", disse a revista alemã Der Spiegel citando um jornal turco. Ele é o braço direito e o alter ego do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, embora menos irascível que ele.
Gul, que tem um doutoramento em Economia e é fluente em inglês e árabe, é o principal arquitecto das negociações com a União Europeia para a adesão da Turquia. Mas, apesar dos seus dotes diplomáticos, também demonstra a sua irritação, como quando faltou à cimeira dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia em Bremen para mostrar o seu descontentamento por a Turquia não ter sido convidada para a festa dos 50 anos da União em Berlim.
Seja como for, quando Erdogan anunciou na semana passada que o candidato à presidência seria Gul e não ele próprio, causou grande surpresa. Todos achavam que Erdogan ia reclamar para si essa honra, os jornais turcos até tentavam ler na sua linguagem corporal o desejo de ser Presidente, recorda a Der Spiegel. E um dos principais argumentos contra a candidatura de Erdogan era o facto de a sua mulher, Emine, usar véu.
Erdogan e Gul são muito próximos politicamente. Fundaram juntos o Partido da Justiça e do Desenvolvimento em 2001, como uma alternativa mais secular aos partidos islâmicos, aos quais tinham pertencido. E quando Erdogan teve se afastar do cargo de primeiro-ministro, por ser acusado de incitação ao ódio religioso, Gul substituiu-o, enquanto não foi reabilitado. Ambos começaram a sua carreira política no partido de Necmettin Erbakan, a primeira força política de inspiração islâmica que chegou ao poder na Turquia e que foi afastado do poder pelos militares.
Abdullah Gul, de 56 anos, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros turco, "sorri mesmo quando está furioso"

Sugerir correcção