Angola

Toty Sa'Med e o cancioneiro angolano na estreia em disco

Antes mesmo de se estrear em disco – o que acontece nesta quinta-feira, 13 de Outubro – já era uma referência da novíssima geração da música popular urbana de Angola. Falamos de Toty Sa’ Med, que irá apresentar esta quinta-feira, na Galeria ZDB, em Lisboa, pelas 22h, o seu primeiro registo, o mini-álbum Ingombota.

O disco, produzido por Kalaf Epalanga (Buraka Som Sistema) recupera cinco clássicos do cancioneiro angolano e um original do próprio, envoltos por uma voz quente e por música acústica intimista e luminosa, que denota influências que vão do semba angolano à bossa nova brasileira. Esta quinta-feira Aline Frazão e Paulo Flores partilharão o palco com Toty, num encontro geracional marcante. Flores é uma das referências da nova geração angolana e Aline e Toty dois dos seus mais ilustres representantes.

No passado recente Toty Sa’Med já havia dado nas vistas, ao lado, por exemplo, de Aline Frazão ou de Kalaf Epalanga, no espectáculo a solo deste o ano passado no Centro Cultural de Belém. Várias vozes se levantavam solicitando que avançasse para um percurso a solo. Agora aí está a primeira investida. Potencial não lhe falta. O músico esteve na redacção do Público para uma entrevista com o jornalista Vitor Belanciano e tocou dois temas do seu novo disco.