Mar

Sopram-se as velas ao octogenário Santa Maria Manuela

Estão lado a lado, ancorados na Marina do Parque das Nações, mas não é habitual. A reunião dos navios "gémeos" Santa Maria Manuela e Creoula acontece por um motivo especial: a celebração dos 80 anos destas duas embarcações nacionais.


Construídos nos estaleiros da CUF em 62 dias úteis, os navios transportaram durante décadas milhares de pescadores portugueses para a pesca do bacalhau na Terra Nova e Gronelândia. No caso específico do Santa Maria Manuela, com um casco de 62 metros de comprimento, as campanhas de pesca duraram entre 1937 e 1993.

Entre 2007 e 2010 foi recuperado pela empresa Pascoal, que lhe devolveu dois dos mastros retirados em intervenções anteriores e iniciou a sua exploração para fins turísticos. Em Novembro do ano passado ganhou novo armador, ao ser adquirido pela empresa Recheio Cash & Carry, do grupo Jerónimo Martins. Para além da participação em regatas (como a recente Tall Ships Race, na qual navegou de Londres até Sines) o Santa Maria Manuela tem ainda na agenda próxima algumas viagens até Tróia e Berlengas para que, como explica o Comandante Pedro Santos, as pessoas possam "ter uma experiência de mar diferente" e perceber "como funciona a vida de mar".