Presidência da República

"Se eu fosse Presidente fazia chover comida"

Electricidade e água mais baratas, mais acessibilidades, menos carros, mais bebés e até dinossauros para proteger o país. Estas são algumas das ideias que, num vídeo de cerca de cinco minutos, um grupo de crianças defende para Portugal caso cada uma delas fosse Presidente da República. A iniciativa surge para assinar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e é da autoria de duas empresas de Braga, a Creative Zone e a Photo Imagem.

Entre propostas mais sérias, surgem outras tantas mais divertidas. Enquanto uma criança pede mais espaços desportivos nas escolas, outra mostra-se decidida a apostar na requalificação de prédios devolutos. E se há uns que planeiam pedir ao Ministério da Educação “para retirar os testes do 5.º ano”, outros garantem que expulsavam “todos os políticos corruptos” e reorganizavam a Assembleia da República, “pois lá costuma haver muita confusão”. Um outro sugere que se o país ficasse como a cidade de Veneza “andávamos de barco e já não poluíamos nada”.

O destaque vai para uma criança que, em linguagem gestual, afirma que nos “hospitais e departamentos públicos era importante ter intérpretes” e destaca que “uma pessoa sozinha não conseguirá mudar tudo” e, por isso, “é preciso a ajuda de todos”.