Médio Oriente

"Paguem os resgates e tragam os nossos cidadãos de volta"

O apelo é feito pelo activista e realizador Matthew VanDyke, amigo dos dois jornalistas norte-americanos executados pelo Estado Islâmico. Pelo menos 70 jornalistas morreram na Síria desde o início da guerra civil em 2011. Outros 80 foram raptados, de acordo com dados do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ). Em entrevista à Reuters, Matthew VanDyke - activista, realizador e fundador da Organização Não Governamental After the Revolution- recordou James Foley e Steven Sotloff, os dois jornalistas norte-americanos executados pelo Estado Islâmico.

Pouco antes de partir para a Síria, Steven Sotloff falou com VanDyke sobre o desaparecimento de James Foley, durante um jantar em Washington, reafirmando a sua vontade de seguir em reportagem apesar dos riscos que enfrentaria. Matthew VanDyke , um documentarista que lutou lado a lado com os rebeldes contra o regime de Muammar Khadafi na Líbia (tendo estado preso seis meses, em 2011), defende que os EUA devem pagar os resgates pedidos pelo Estado Islâmico em troca de cidadãos norte-americanos, à semelhança do que é feito pelos países europeus. O Estado Islâmico, afirma, "tem outras formas de financiamento, como a venda de petróleo, extorsão e impostos. Não estamos a manter a organização viva ao pagar os resgates".

Em 2012 Matthew VanDyke viajou até à Síria para filmar um documentário sobre a guerra, intitulado Not Anymore: A Story of Revolution, que relata a luta pela liberdade de um soldado rebelde de 32 anos e de uma jovem jornalista de 24, em Alepo.