China

O primeiro voo do primeiro avião comercial made in china

O primeiro avião comercial chinês levantou voo do Aeroporto Internacional de Xangai Pudong pela primeira vez nesta sexta-feira, às 14h da China (7h00 em Lisboa). O voo de inauguração do C919 durou 80 minutos e marcou a entrada empresa Corporação de Aeronaves Comerciais da China (Comac) no mercado de aviação, onde este aparelho competirá com o Airbus 320 e o Boeing 737.

Na China, o feito está a ser tratado como uma vitória que irá impulsionar o país numa nova era da aviação. “Durante muitos anos que o nosso país tentava fazer isto, mas falhámos. Agora, [o C919] pode ser comparado aos tradicionais grandes aviões de passageiros como o Boeing 737 e ao Airbus 320 em termos de capacidade e tecnologia, e, até um certo porto, é melhor do que o último [Airbus 320]”, disse o especialista de aviação da Cooperativa de Indústria Aeronáutica chinesa, Gu Bin, citado pelo Guardian. “Prevejo um futuro brilhante para o C919 e o seu fabricante.”

A Comac é a responsável pela criação do C919. A empresa foi fundada em 2008 com o objectivo de fabricar o primeiro avião chinês de passageiros, noticia o jornal britânico. Apesar de a empresa receber os créditos da produção do avião, um analista da Bloomberg questiona as afirmações do fabricante sobre a construção e a essência completamente chinesa do avião. Alguns dos componentes-chave da aeronave foram importadas, incluindo o trem de aterragem alemão, os motores franco-americanos e o interior austríaco.