Video 360

Há um templo em Sintra que tenta chegar à paz mundial

Sabia que há um Tempo Budista em Sintra, a 30 km de Lisboa? É o Centro de Budismo Moderno – Templo para a Paz Mundial e é a sede de quatro filiais do Centro de Meditação Kadampa. Existem, ao todo, oito espaços que oferecem meditação kadampa em Portugal. Foi criado em 2013, pelo mestre budista Geshe Kelsang Gyatso, o responsável pela fundação da escola Nova Tradição Kadampa - uma associação internacional de centros de estudo e meditação. Segundo Gen Rigden, o principal professor do Templo de Sintra e das suas filiais, esta escola defende a introdução do Budismo tradicional na vida moderna, e tem o objectivo de - nem mais, nem menos - conseguir a paz mundial.

Todos os domingos, das 17h às 18h30, realiza-se a Meditação para a Paz Mundial, que consiste numa palestra dada pelo monge e professor Gen Rigden, seguida de meditação e de uma visita guiada ao templo. O PÚBLICO 360º assistiu a uma sessão e conversou com este líder religioso.

Veja mais vídeos PÚBLICO 360º.

Correcção feita no dia 2 de Maio: não são oito templos budistas em Portugal; são, sim, oito espaços que oferecem meditação kadampa.