Lisboa

Há sempre uma primeira vez para as Marchas de Lisboa (com 7 ou com 88 anos)

João Mendes lembra-se das primeiras marchas a que assistiu, no início dos anos 1950. A marcha vencedora desse ano, Alfama, foi apresentar-se ao outro lado do rio, em Alcochete, onde João vivia na época. Tinha pouco mais de 20 anos e nem sonhava que várias décadas depois ele próprio iria descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite de Santo António, pela Marcha da Santa Casa.

Em 2017 é o marchante mais velho a desfilar nas Marchas de Lisboa. Impressiona, sobretudo se tivermos em conta que se trata de uma estreia. Neste terreno dos novatos tem ainda a companhia de Manuel Fonseca, que se encontra num campo diametralmente oposto. É o mais novo marchante a estrear-se na edição deste ano. Vai participar pela Marcha Infantil da Voz do Operário, onde estuda habitualmente.

A irmã de Manuel participou pela primeira vez o ano passado e acabou por convencê-lo a juntar-se a ela este ano. Já João acabou por se inscrever na marcha quando lhe falaram desta hipótese no centro de dia do qual é utente no Bairro da Boavista, em Lisboa. Inicialmente sentiu-se desprotegido, mas acabou por ganhar coragem - a necessária para ter de apanhar três autocarros todos os dias para ensaiar.

Na Voz do Operário, os dois estreantes juntaram-se em exclusivo para o PÚBLICO, que os acompanhou também nos ensaios e na primeira apresentação pública, no passado fim-de-semana no MEO Arena, em Lisboa. Sempre com os olhos postos na grande noite da Avenida.