100 anos de Baselworld: o grande palco do luxo

A edição centenária da maior e mais importante feira de relojoaria e joalharia do mundo – Baselworld – começa na quarta-feira, em Basileia, na Suíça.  É a maior e mais antiga feira de relojoaria e joalharia do mundo e uma das maiores concentrações de riqueza à face do planeta. Baselworld junta grandes marcas, assim como outras em ascensão. O evento anual acontece desde 1917, normalmente em Março, e por toda a cidade de Basileia, na Suíça, acontecem centenas de eventos satélite. As marcas de topo investem milhões de euros na presença na feira.​

Planta do evento

Chanel

A estrutura minimalista em preto e branco foi desenhada pelo arquitecto Peter Marino – o mesmo responsável pela icónica loja da marca na Avenue Montaigne, em Paris.

Chanel

Hermès

Em 2013 a Hermès recrutou o conceituado arquitecto japonês Toyo Ito (vencedor do prémio Pritzker) para desenhar o seu novo stand. O design de madeira entrelaçada foi criado de forma a projectar leveza, paz, estabilidade e um sentimento etéreo.

Hermès

Bulgari

A Bulgari inaugurou o seu novo stand em 2013. As paredes simulam a pele de cobra, o principal símbolo das colecções de joalharia e relojoaria da marca italiana.

Bulgari

Rolex

Com um total de três andares, é segundo os rumores, o maior stand de Baselworld – terá assim 1635 metros quadrados, de acordo com os dados da organização. Os motivos ondulares fazem lembrar um dos modelos mais icónicos da marca, o Oyster.

Rolex

Dior

O exterior do stand da Dior é decorado uma espécie de véu que emula a rede utilizada nos vestidos originais da marca, assim como nos chapéus.

Dior

Swarovski

Como seria de esperar, o stand da Swarovski é um dos mais brilhantes de Baselworld. A estrutura de dois andares foi desenhada em 2013 por Tokujin Yoshioka, que utilizou milhares de luzes LED e reflectores para criar a ilusão de paredes cobertas por cristais Swarovski. Em contracorrente com os restantes espaços, o stand é circular.

Swarovski

Breitling

Na entrada do stand da Breitling está um aquário gigante – com capacidade para 17.000 litros de água, de acordo com a Fédération de l'industrie horlogère suisse FH. Em 2016, em vez de peixes, tinha dezenas de medusas.

Breitling

Patek Philippe

A estrutura luminosa e transparente da marca relojoeira foi inaugurada em 2013, como muitas outras. O projecto ficou a cargo do conceituado estúdio de arquitectura Ottavio di Blasi & Partners.

Patek Philippe

Omega

A estrutura de três andares da Omega incorpora conceitos design presentes em diferentes boutiques da marca à volta do mundo.

Omega

Chopard

Foi das poucas marcas que manteve o stand original em 2013. Desenhado pelo arquitecto Thierry W Despon, é fiel ao conceito de arquitectura da marca.

Chopard

Fontes: Baselworld; comic-con.org; mobileworldcongress.com; globaltelecomsbusiness.com; SIC; cnbc.com; ambitur.pt; latimes.com; jewellerynetasia.com; tradeshowz.com; gsma.com

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