A odisseia de Travis Bickle, anjo exterminador

A versão restaurada de Taxi Driver (1976) chega às salas portuguesas. No Ípsilon, um especial sobre o regresso do filme.

Quatro anos depois de "Taxi Driver", Mark Chapman matou John Lennon, e uns meses a seguir John Hinckley disparou sobre Ronald Reagan. Qualquer um deles podia ser Travis Bickley. E Hinckley, fechando o círculo, estava obcecado com a jovem Jodie Foster que se vê no filme
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Quatro anos depois de "Taxi Driver", Mark Chapman matou John Lennon, e uns meses a seguir John Hinckley disparou sobre Ronald Reagan. Qualquer um deles podia ser Travis Bickley. E Hinckley, fechando o círculo, estava obcecado com a jovem Jodie Foster que se vê no filme

Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, foi o olho do furacão, o ponto máximo do niilismo do cinema americano dos anos 70. Passados estes anos, e como se vê pela versão restaurada que chega agora às salas portuguesas, o filme continua a ser uma tempestade que não perdeu intensidade. No Ípsilon desta sexta-feira, um especial sobre o regresso do filme.    

Uma visão sobre a ressaca de uma década no Vietname, de política manchada pelo Watergate, de uma sociedade fragmentada: uma América polarizada entre “nós” e “eles”, à beira de um apocalipse do qual Travis Bickle seria um cavaleiro narcoléptico, ao mesmo tempo herói e vilão
Uma visão sobre a ressaca de uma década no Vietname, de política manchada pelo Watergate, de uma sociedade fragmentada: uma América polarizada entre “nós” e “eles”, à beira de um apocalipse do qual Travis Bickle seria um cavaleiro narcoléptico, ao mesmo tempo herói e vilão
De Niro foi muitas vezes um actor fabuloso, mas frequentemente definido por algum excesso (como no "Touro Enraivecido"). Aqui, o que é decisivo nele é pelo contrário uma espécie de falta: tudo nele é baço, imperscrutável, um rosto à prova de revelação
De Niro foi muitas vezes um actor fabuloso, mas frequentemente definido por algum excesso (como no "Touro Enraivecido"). Aqui, o que é decisivo nele é pelo contrário uma espécie de falta: tudo nele é baço, imperscrutável, um rosto à prova de revelação
Este foi o alucinado encontro entre um calvinista reprimido (Paul Schrader, argumentista) e um católico esgazeado (Martin Scorsese, aqui numa cena do filme). Se voltaram a colaborar pouco depois (“O Touro Enraivecido”, “A Última Tentação de Cristo”), aquilo que a obra individual de cada um deles veio a ser mostra que “Taxi Driver” é o mais “schraderiano” dos filmes de Scorsese
Este foi o alucinado encontro entre um calvinista reprimido (Paul Schrader, argumentista) e um católico esgazeado (Martin Scorsese, aqui numa cena do filme). Se voltaram a colaborar pouco depois (“O Touro Enraivecido”, “A Última Tentação de Cristo”), aquilo que a obra individual de cada um deles veio a ser mostra que “Taxi Driver” é o mais “schraderiano” dos filmes de Scorsese
A Academia citaria Taxi Driver para melhor filme, nos Óscares desse ano, De Niro para melhor actor, Jodie Foster para melhor secundária e Bernard Herrmann para melhor banda-sonora, mas nenhum deles ganhou. Rocky foi o melhor filme; Peter Finch o melhor actor e Beatrice Straight a melhor secundária, pelo igualmente presciente Network – Escândalo na TV, de Sidney Lumet.
A Academia citaria Taxi Driver para melhor filme, nos Óscares desse ano, De Niro para melhor actor, Jodie Foster para melhor secundária e Bernard Herrmann para melhor banda-sonora, mas nenhum deles ganhou. Rocky foi o melhor filme; Peter Finch o melhor actor e Beatrice Straight a melhor secundária, pelo igualmente presciente Network – Escândalo na TV, de Sidney Lumet.
Cybill Shepherd e Robert de Niro não se entenderam durante a rodagem. A personagem que a actriz interpreta havia sido pensada como "alguém do género da Cybill Shepherd". Mas nunca passou pela cabeça do realizador e do argumentista Paul Schrader convidarem a musa de Peter Bogdanovich, até a agente da actriz lhes propor a ideia
Cybill Shepherd e Robert de Niro não se entenderam durante a rodagem. A personagem que a actriz interpreta havia sido pensada como "alguém do género da Cybill Shepherd". Mas nunca passou pela cabeça do realizador e do argumentista Paul Schrader convidarem a musa de Peter Bogdanovich, até a agente da actriz lhes propor a ideia
Robert de Niro durante o tiroteio final, que levantou objecções da comissão de classificação devido à sua violência: Scorsese estava determinado a não fazer cortes no filme, e a solução foi aplicar um filtro óptico nas cenas para tornar a cor mais mortiça, acabando mais tarde por admitir que a cena resultava melhor assim
Robert de Niro durante o tiroteio final, que levantou objecções da comissão de classificação devido à sua violência: Scorsese estava determinado a não fazer cortes no filme, e a solução foi aplicar um filtro óptico nas cenas para tornar a cor mais mortiça, acabando mais tarde por admitir que a cena resultava melhor assim
Harvey Keitel, que já havia trabalhado com De Niro e Scorsese em "Os Cavaleiros do Asfalto" (1973), começou por ser convidado para o papel que acabaria por ser interpretado por Albert Brooks. No entanto, preferiu trocá-lo pela personagem do chulo de Jodie Foster, que no guião original de Schrader era negro
Harvey Keitel, que já havia trabalhado com De Niro e Scorsese em "Os Cavaleiros do Asfalto" (1973), começou por ser convidado para o papel que acabaria por ser interpretado por Albert Brooks. No entanto, preferiu trocá-lo pela personagem do chulo de Jodie Foster, que no guião original de Schrader era negro
Quatro anos depois de "Taxi Driver", Mark Chapman matou John Lennon, e uns meses a seguir John Hinckley disparou sobre Ronald Reagan. Qualquer um deles podia ser Travis Bickley. E Hinckley, fechando o círculo, estava obcecado com a jovem Jodie Foster que se vê no filme
Quatro anos depois de "Taxi Driver", Mark Chapman matou John Lennon, e uns meses a seguir John Hinckley disparou sobre Ronald Reagan. Qualquer um deles podia ser Travis Bickley. E Hinckley, fechando o círculo, estava obcecado com a jovem Jodie Foster que se vê no filme