África

E o mundo ficou a saber quem é Helle Thorning Schmidt

Desde terça-feira que os mais desatentos sabem quem é Helle Thorning Schmidt. É a primeira-ministra dinamarquesa que tirou uma selfie com David Cameron e Barack Obama durante a homenagem a Nelson Mandela, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

AFP
Fotogaleria
AFP

A foto de Helle Thorning Schmidt ladeada por David Cameron e Barack Obama correu mundo e tem feito sensação na Internet. A primeira-ministra dinamarquesa, no poder desde 2011, sentou-se entre o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Pouco depois de este ter discursado perante dezenas de líderes políticos e milhares de pessoas que encheram o estádio para celebrar a vida do herói sul-africano responsável pelo fim do apartheid, Helle Thorning Schmidt segurou o telemóvel captou uma imagem dos três políticos, ou seja, fez uma selfie – um auto-retrato feito com o smartphone.

David Cameron já veio a público justificar-se. Quando alguém lhe pede para tirar uma fotografia, aceita por "uma questão de educação". A primeira-ministra social democrática também explicou ao jornal dinamarquês Danish Berlingske que apesar de se tratar de uma cerimónia fúnebre, tratava-se de um ambiente festivo e não lhe pareceu errado a decisão de gravar o momento.

"Nas bancadas cantava-se e dançava-se, O ambiente era positivo e nós fizemos uma selfie divertida", disse, citada pelo britânico Telegraph. "Naquele dia foram tiradas muitas fotografias, muitas foram com Obama e eu penso que foi divertido. A imagem também revela que quando os líderes se encontram são pessoas normais que, juntos, conseguem passar um bom bocado", acrescentou.

Quem não parece ser da mesma opinião é a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, que não participou na diversão.

Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
AFP
AFP