Teatro

Este ano, até a segunda-feira celebra o Dia Mundial do Teatro

Medeia, de Eurípedes, com encenação de Luís Mestre/As Boas Raparigas (2009) Paulo Pimenta
Fotogaleria
Medeia, de Eurípedes, com encenação de Luís Mestre/As Boas Raparigas (2009) Paulo Pimenta

O dia em que o teatro é oficialmente celebrado pelo mundo calha este ano no dia da semana em que habitualmente os actores não sobem ao palco. O fotojornalista do PÚBLICO Paulo Pimenta tem dedicado grande parte do seu tempo a documentar de forma laboriosa e cuidada o teatro que se vai fazendo em Portugal, sobretudo a Norte. A propósito deste dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, o repórter seleccionou uma pequena fracção desse trabalho, que nos transporta para um percurso pelos palcos e rostos desta arte.

<i>Desejo sob os Ulmeiros</i> de Eugene O'Neill, com encenação de Nuno Cardoso/Teatro Carlos Alberto (2011)
Desejo sob os Ulmeiros de Eugene O'Neill, com encenação de Nuno Cardoso/Teatro Carlos Alberto (2011) Paulo Pimenta
<i>Boom & Bang</i>, a partir de </>The power of yes</i> de David Hare, com dramaturgia e direccção de Ana Vitorino e Carlos Costa/Visões Úteis (2009)
Boom & Bang, a partir de The power of yes de David Hare, com dramaturgia e direccção de Ana Vitorino e Carlos Costa/Visões Úteis (2009) Paulo Pimenta
<i>Um Monólogo</i>, de Gregory Motton, interpretação de António Coutinho e encenação de Marco Paiva/Crinabel Teatro
Um Monólogo, de Gregory Motton, interpretação de António Coutinho e encenação de Marco Paiva/Crinabel Teatro Paulo Pimenta
<i>Hamlet</i>, de William Shakespeare, com direcção de Jorge Andrade/Mala Voadora (2015)
Hamlet, de William Shakespeare, com direcção de Jorge Andrade/Mala Voadora (2015) Paulo Pimenta
<i> Mapa - O Jogo da Cartografia</i>, criação colectiva com direcção de Hugo Cruz/PELE (2015)
Mapa - O Jogo da Cartografia, criação colectiva com direcção de Hugo Cruz/PELE (2015) Paulo Pimenta
<i>Alma</i>, a partir do <i>Auto da Alma</i> de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas/Teatro Nacional de São João (2012)
Alma, a partir do Auto da Alma de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas/Teatro Nacional de São João (2012) Paulo Pimenta
<i>Comida</i>, de Valter Hugo Mãe, com encenação de Ana Luena/Teatro Bruto (2013)
Comida, de Valter Hugo Mãe, com encenação de Ana Luena/Teatro Bruto (2013) Paulo Pimenta
<i>O Contrabaixo</i>, uma adaptação da obra homónima de Patrick Süskind, com interpretação de Pedro Carreira/Visões Úteis (2005)
O Contrabaixo, uma adaptação da obra homónima de Patrick Süskind, com interpretação de Pedro Carreira/Visões Úteis (2005) Paulo Pimenta
<i>Fragmentos</i> pelos alunos do 3.º ano de teatro do Balleteatro, com encenação de Luísa Pinto (2015)
Fragmentos pelos alunos do 3.º ano de teatro do Balleteatro, com encenação de Luísa Pinto (2015) Paulo Pimenta
<i>Cânticos de Barbearia</i>, de Carlos Tê, com encenação de Luísa Pinto (2017)
Cânticos de Barbearia, de Carlos Tê, com encenação de Luísa Pinto (2017) Paulo Pimenta
<i>Entrado</i>, espectáculo feito por reclusos do estabelecimento prisional de Custóias, com encenação de Hugo Cruz (2010)
Entrado, espectáculo feito por reclusos do estabelecimento prisional de Custóias, com encenação de Hugo Cruz (2010) Paulo Pimenta
<i>1989</i>, uma criação da Crinabel Teatro, encenada por Marco Paiva (2015)
1989, uma criação da Crinabel Teatro, encenada por Marco Paiva (2015) Paulo Pimenta
<i>Exactamente Antunes</i>, de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas/Teatro Nacional de São João (2011)
Exactamente Antunes, de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas/Teatro Nacional de São João (2011) Paulo Pimenta
<i>American Way</i> uma produção Jangada Teatro com encenação de Fernando Moreira (2015)
American Way uma produção Jangada Teatro com encenação de Fernando Moreira (2015) Paulo Pimenta
<i>Inesquecível Emília</i>, uma criação da PELE com reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz (2012)
Inesquecível Emília, uma criação da PELE com reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz (2012) Paulo Pimenta
<i>Mãos Mortas</i>, de Howard Barker, com encenação de Rogério Carvalho/As Boas Raparigas (2006)
Mãos Mortas, de Howard Barker, com encenação de Rogério Carvalho/As Boas Raparigas (2006) Paulo Pimenta
<i>IF</i>, trabalho de final de curso pelos alunos de teatro da Academia Contemporânea do Espectáculo, com encenação de Gonçalo Amorim/Teatro do Bolhão (2013)
IF, trabalho de final de curso pelos alunos de teatro da Academia Contemporânea do Espectáculo, com encenação de Gonçalo Amorim/Teatro do Bolhão (2013) Paulo Pimenta
<i>Os Últimos Dias da Humanidade</i>, de Karl Kraus, com encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso/Teatro Nacional de São Joã (2016)
Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus, com encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso/Teatro Nacional de São Joã (2016) Paulo Pimenta
<i>Os Últimos Dias da Humanidade</i>, de Karl Kraus, com encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso/Teatro Nacional de São Joã (2016)
Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus, com encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso/Teatro Nacional de São Joã (2016) Paulo Pimenta
<i>Almas Mortas</i>, a partir de Nikolai Gógol, com encenação de António Júlio/Teatro do Bolhão (2015)
Almas Mortas, a partir de Nikolai Gógol, com encenação de António Júlio/Teatro do Bolhão (2015) Paulo Pimenta
Machina Beckett 
Teatro Plástico 
Encenação Francisco Alves
Machina Beckett Teatro Plástico Encenação Francisco Alves Paulo Pimenta
Guardiao do rio, do grupo Palmilha Dentada
Guardiao do rio, do grupo Palmilha Dentada Paulo Pimenta
Os Canhões de Nabarone, encenação Fernando Moreira
Os Canhões de Nabarone, encenação Fernando Moreira Paulo Pimenta
PIRANDELLO, da Mala Voadora
PIRANDELLO, da Mala Voadora Paulo Pimenta
 A Gaivota , de Tchékhov
Encenação Nuno Cardoso
A Gaivota , de Tchékhov Encenação Nuno Cardoso Paulo Pimenta