Itália

Costa Concordia, a caminho da sucata

Ao fim de dois anos e meio, o gigante dos oceanos Costa Concordia atracou no porto de Génova, Itália, onde será demolido. É a última etapa de uma longa viagem. 

No porto de Génova os técnicos responsáveis pelas operações iniciarão as manobras necessárias para atracar o navio, num processo que poderá durar 6 horas AFP PHOTO / COSTA PRESS OFFICE
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No porto de Génova os técnicos responsáveis pelas operações iniciarão as manobras necessárias para atracar o navio, num processo que poderá durar 6 horas AFP PHOTO / COSTA PRESS OFFICE

Ao fim de dois anos e meio, o gigante dos oceanos Costa Concordia entrou na última etapa de uma longa viagem. O desastre do Costa Concordia, que se afundou depois de ter embatido contra uma formação rochosa submersa muito perto da ilha de Giglio, matou 32 dos seus 4229 passageiros e membros da tripulação. Um deles, o indiano Russel Rebello, de 33 anos, continua desaparecido. O comandante do navio, o italiano Francesco Schettino, está a ser julgado por homicídio involuntário, por responsabilidade directa num naufrágio e por ter abandonado o navio.

O Costa Concordia já tinha sido colocado na vertical em Setembro do ano passado, 20 meses após o desastre, mas continuava assente numa plataforma submersa
O Costa Concordia já tinha sido colocado na vertical em Setembro do ano passado, 20 meses após o desastre, mas continuava assente numa plataforma submersa FILIPPO MONTEFORTE
A operação de reflutuação foi conseguida após as equipas de resgate injectarem ar em 30 flutuadores, fixados ao navio, que tem 300 metros de comprimento e pesa 115 000 toneladas
A operação de reflutuação foi conseguida após as equipas de resgate injectarem ar em 30 flutuadores, fixados ao navio, que tem 300 metros de comprimento e pesa 115 000 toneladas REUTERS/Max Ross
A operação de resgate do navio tem um custo final estimado em cerca de 1500 milhões de euros
A operação de resgate do navio tem um custo final estimado em cerca de 1500 milhões de euros ALESSANDRO BIANCHI
Ao largo da ilha italiana de Giglio, na Toscânia, o Costa Concordia tornou-se motivo de atracção turística
Ao largo da ilha italiana de Giglio, na Toscânia, o Costa Concordia tornou-se motivo de atracção turística MARCO BERTORELLO;
MARCO BERTORELLO;
O comandante do navio, Francesco Schettino, admitiu que desviou o Costa Concordia da sua rota programada, mas acusou o homem que seguia ao leme de não ter respeitado as suas ordens
O comandante do navio, Francesco Schettino, admitiu que desviou o Costa Concordia da sua rota programada, mas acusou o homem que seguia ao leme de não ter respeitado as suas ordens TIZIANA FABI
O sino do Costa Concordia
O sino do Costa Concordia REUTERS/Centro subacquei dei Carabinieri
O navio, que estava completamente deitado sobre o flanco direito, foi estabilizado graças a centenas de sacos de cimento colocados por mergulhadores no fundo do mar e por uma plataforma do tamanho de um campo de futebol que foi fixada debaixo de água
O navio, que estava completamente deitado sobre o flanco direito, foi estabilizado graças a centenas de sacos de cimento colocados por mergulhadores no fundo do mar e por uma plataforma do tamanho de um campo de futebol que foi fixada debaixo de água ALESSANDRO BIANCHI;
Os estragos continuavam visíveis
Os estragos continuavam visíveis GIUSEPPE CACACE;
O Costa Concordia passou a fazer parte da paisagem...
O Costa Concordia passou a fazer parte da paisagem... ALESSANDRO BIANCHI;
...mas com o final da viagem já há um antes e um depois da passagem do Costa Concordia por Giglio
...mas com o final da viagem já há um antes e um depois da passagem do Costa Concordia por Giglio ALESSANDRO BIANCHI;