Antes de Francisco, o dia foi de guarda-chuvas e rosários
Por
AFP e Reuters
Antes do fumo branco e de Jorge Maria Bergoglio ter escolhido o nome Francisco, o dia no Vaticano ficou marcado pela chuva e pelos actos de fé. As máquinas fotográficas registaram muitos guarda-chuvas e rosários nas mãos dos peregrinos.
Francisco começou o dia de quinta-feira a rezar na Basílica de Santa Maria Maior. Logo depois da eleição, rejeitou o carro que lhe tinham preparado e seguiu com os outros cardeais, num pequeno autocarro, para a Casa de Santa Marta.
Argentino tem 76 anos. Será o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a dirigir a Igreja Católica. Primeira missa na terça-feira. Assim que foi eleito, telefonou a Bento XVI. "Rezem por mim para que seja abençoado", disse o Papa aos fiéis que o aguardavam na Praça de São Pedro.
Argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica. Primeiro Papa não europeu em 13 séculos. Escolheu o nome Francisco. Foi engenheiro químico antes de se tornar padre.
Comentários
Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.
Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
Para continuar a ler, digite o número de telefone e pin que recebeu.
Aceda ao Arquivo do Público
Ligue 760 10 50 21* > 0,60€ + iva
Consulte o Arquivo do Público e tenha acesso a todos os jornais e suplementos desde Fevereiro de 2001.
* Número válido apenas para Portugal. Custo da chamada €0,60 + IVA. Esta subscrição é válida por 24 horas; Cada PIN fornecido permitirá o acesso a 3 edições do arquivo e respectivos suplementos.
Os assinantes Público apenas têm acesso às edições do arquivo em formato PDF dos últimos 30 dias.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Comentários