Fotogalerias

A noite mágica de Harry Potter na livraria Lello

Jovens fãs da saga juntaram-se na livraria cuja escadaria terá inspirado J. K. Rowling.

Marco Duarte
Fotogaleria
Marco Duarte

A Livraria Lello, no Porto, cobriu-se nesta quinta-feira de magia para receber a Harry Potter Book Night, e ainda não eram seis da tarde quando já se alinhava uma longa fila à porta da livraria. Há vários pequenos Harry Potters a passearem pela Lello, vestidos a rigor. Os óculos, os cachecóis, os robes da equipa – até uma Nimbus 2000 a deslizar pela escadaria.

Os jovens feiticeiros são recebidos por Rubeus Hagrid, o guardião dos campos de Hogwarts, mas quem é a anfitriã da noite é a Feiticeira Lello. Envolta num manto vermelho, leva os mais pequenos numa visita guiada pela livraria, e assegura-lhes que “tudo na Lello é magia!”. No andar superior, há uma pequena sala de aulas de poções preparada.

Uma das jovens feiticeiras que se sentam junto do balcão de poções chama-se Ana, tem 14 anos e é “obcecada por Harry Potter”. Leu todos os livros em inglês com 12 anos, e está a lê-los agora em castelhano. Tem muito claro que a equipa a que pertence é Ravenclaw, mas Hermione Granger é a sua referência na série.

Carla Ribeiro, responsável da Livraria Lello, define a iniciativa para os mais pequenos como “um momento muito especial”, ou não houvesse tantas teorias acerca da ligação da Lello à Flourish & Blotts, a livraria de Diagon Alley. Houve cerca de 30 crianças inscritas, com uma média de idades de 12 anos. Mas ninguém da livraria estava à espera de tanta adesão, de miúdos e graúdos – e por isso mesmo já se pensa na possibilidade de outras sessões com o mesmo tema.

Marco Duarte
Marco Duarte
Marco Duarte
Marco Duarte
Marco Duarte