Reportagens do PÚBLICO vencem Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença

Foto
Uma das reportagens foi feita no espaco ConTacto Cultural Miguel Manso

Susana Moreira Marques é uma das vencedoras da 14ª edição do Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença com uma série de reportagens publicadas no P2 sobre a segunda geração de imigrantes em Portugal e intitulada "Os Novos Portugueses".

Susana Moreira Marques venceu este prémio ex-aequo com a jornalista Alexandra Borges, da TVI, premiada pela sua reportagem intitulada “Nas Asas do Desejo”, que aborda o direito à sexualidade na deficiência.

A série de reportagens "Os Novos Portugueses" já tinha sido premiada mas por um trabalho em vídeo. O PÚBLICO e o projecto ConTacto Cultural promoveram, em Maio do ano passado, um debate entre jovens de várias origens para falar sobre migração, discriminação e integração. O debate foi gravado e foi feito um vídeo, que acabou por ser distinguido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas.

O júri do Prémio AMI - constituído pelos jornalistas vencedores do primeiro prémio da 13.ª Edição, Ricardo Duarte (TSF) e Cristina Boavida (SIC), a médica da AMI Helena Alves Pereira e o presidente da AMI, Fernando Nobre - decidiu também distinguir com menções honrosas os trabalhos “Da Minha Ilha Não se Vê o Mar”, de Carlos Rico (SIC); “Vermelho da Cor do Céu”, de Ana Catarina Santos (TSF) e, finalmente, “Os Novos, os Velhos, os Problemas Deles e uma Boa Ideia”, de Miriam Alves (SIC).

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para esta quarta-feira, dia 6 de Junho, às 15h, no SANA Lisboa Hotel, indicou ainda a AMI em comunicado.

As duas jornalistas vencedoras dividirão o montante de 15 mil euros, valor do primeiro prémio patrocinado pelo Banco BES.

Os cinco jornalistas premiados receberão ainda uma peça da autoria do escultor João Cutileiro e um diploma alusivo ao galardão.

Sugerir correcção
Comentar