Getty Images vendida por 2600 milhões de euros

O grupo Carlyle anunciou nesta quarta-feira a compra da maior produtora mundial e distribuidora de fotos, vídeos e produtos multimedia, a Getty, que estava nas mãos da empresa Hellman & Friedman. O negócio vale 3300 milhões de dólares (2600 milhões de euros).

O acordo inclui o investimento privado do grupo Carlyle, que ficará com o controlo da empresa especialista em imagem e vídeo, ao passo que o co-fundador e presidente do conselho de administração Mark Getty e a família Getty irão acompanhar os seus direitos durante a transação.

O presidente executivo e co-fundador Jonathan Klein também estará envolvido no negócio.

A Hellman & Friedman tinha adquirido a Getty em 2008, por 2400 milhões de dólares, o que significa que quatro anos depois consegue uma mais-valia de 950 milhões de dólares com esta venda. De acordo com fonte citada pela agência de notícias Bloomberg, especializada em assuntos económicos, a Hellman & Friedman tencionava encaixar quatro mil milhões de dólares, ficando por isso aquém do valor inicialmente pretendido. A referida fonte não é identificada pela Bloomberg, sendo classificada como conhecedora do assunto.

"Iremos aproveitar os recursos financeiros e o alcance global da Carlyle para ajudar a elevar a Getty Images até um novo nível de inovação e valor global", disse Eliot Merril, responsável pela área de telecomunicações e media na Carlyle.

Fundada em 1995 por Getty e Klein, esta agência de arquivos fotográficos foi a primeira a nível mundial a vender imagens para o universo online, negociando também os direitos de autor. Uma das grandes concorrentes norte.americanas da Getty, cuja sede se situa em Seattle, é a Corbis, localizada na mesma cidade norte-americana e que é detida pela Microsoft.

A carlyle é uma das grandes gestoras mundiais de private equity – este tipo de investimento consiste na tomada de participações accionistas no capital de empresas não cotadas em bolsa.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues