Domingo na revista 2: Quantos nomes tem George Wright?

George Wright foi encontrado em Portugal em Setembro de 2011 Nuno Ferreira Santos

Ao fim de 41 anos fugido das autoridades americanas, George Wright foi encontrado em Portugal, em Setembro. Esteve preso, saiu e esperou pela decisão do tribunal. Cinco meses depois, respirou de alívio: o pedido de extradição dos Estados Unidos era recusado.

Agora, já pode viver sem o peso de um segredo guardado durante mais de metade da sua vida. A espectacular fuga da prisão e o sequestro de um avião abriram telejornais de todo o mundo quando foi encontrado. Não é todos os dias que os media podem retratar a história real de uma intriga digna de filme. Talvez por isso mesmo, muito tenha ficado por contar. Tentámos sabê-la pelo próprio, mas Wright, através do seu advogado Manuel Luís Ferreira, recusou os vários pedidos de entrevista, bem como a resposta a um conjunto de perguntas enviadas por email com o objectivo de esclarecer factos e versões que contradiziam algumas alegações da sua defesa. Numa página do movimento contra a extradição de Jorge dos Santos, Ferreira colocou mesmo um post, a 12 de Abril, apelando a todos a que “não colaborem” com os jornalistas.

Depois de quase dois meses de investigação e de 150 contactos, chegámos à história do homem que teve pelo menos cinco nomes, viveu sempre em cidades pequenas e circulou debaixo das barbas dos americanos. O processo judicial está fechado. Mas a história dele não.

Leia mais no PÚBLICO de domingo e na edição online exclusiva para assinantes.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues