Concorrência: Comissão Europeia inspecciona escritórios da Intel na Europa

A Comissão Europeia abriu, em 2000, um inquérito às práticas comerciais da Intel Christof Stache/AP

A Comissão Europeia realizou hoje inspecções surpresa em diferentes escritórios europeus do número um mundial de micro-processadores, a norte-americana Intel, bem como em vários fabricantes ou distribuidores de computadores.

“Os funcionários da Comissão, acompanhados por funcionários das autoridades de controlo nacionais da concorrência estão a realizar inspecções em vários escritórios da Intel Corporation”, declarou Jonathan Todd, porta-voz dos serviços europeus da Concorrência.

As inspecções são realizadas ainda “em várias empresas que fabricam ou comercializam os computadores”, acrescentou Todd, salientando que estas inspecções foram conduzidas “no âmbito de um inquérito em curso sobre problemas da concorrência”.

No seguimento de várias queixas, a Comissão Europeia abriu, em 2000, um inquérito às práticas comerciais da Intel. Desde então, as acusações contra o gigante americano não pararam de se multiplicar.

As autoridades da concorrência japonesas anunciaram em Março terem registado, na filial nipónica da Intel, práticas comerciais desleais. Estas acusaram a Intel-Japão de persuadir os fabricantes de computadores a deixarem os outros fornecedores, em troca de descontos sobre os seus micro-processadores.

Recentemente, os ataques contra a Intel chegaram aos Estados Unidos, com o seu rival, AMD a apresentar uma queixa à justiça americana.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues