Autoridade da Concorrência aprova compra da Lusomundo Media pela Controlinveste

Foto
Entre os títulos detidos pela Lusomundo Media estão o “Jornal de Noticias”, o “Diário de Noticias” e o “24 Horas” Miguel Silva/PÚBLICO (arquivo)

A Autoridade da Concorrência aprovou quinta-feira a compra da Lusomundo Serviços, que detém a Lusomundo Media, pela Controlinveste, informou a "holding" Portugal Telecom à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A entidade reguladora considerou que "tal operação não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam vir a resultar entraves significativos à concorrência no mercado".
A Portugal Telecom (PT) anunciou em Fevereiro a venda da Lusomundo Serviços à Controlinveste, que controla o grupo Olivedesportos, por 300,4 milhões de euros.

O negócio foi aprovado em Abril pela Alta Autoridade para a Comunicação Social, que decidiu, no entanto, propor que a Controlinveste fosse obrigada a vender um dos seus activos (o jornal “O Jogo”).

A decisão passou, então, para as mãos da Autoridade da Concorrência, que em Junho passou o processo à fase de investigação aprofundada, já que, "face aos elementos recolhidos", a compra era "susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual podiam resultar entraves significativos à concorrência", afirmou na altura à Lusa fonte oficial da instituição.

A Lusomundo Media é a holding que detém as participações da Global Noticias - empresa que publica o “Jornal de Noticias”, “Diário de Noticias”, “24 Horas”, “Tal e Qual”, "Ocasião" e outros jornais regionais – e da Rádio Noticias, que detém a emissora TSF.

A Olivedesportos, presidida por Joaquim Oliveira, detém 50 por cento do canal de televisão codificado Sport TV e a totalidade do jornal “O Jogo”.

Sugerir correcção
Comentar