Arquivo d’O Comércio do Porto fica em Gaia, e disponível para consultas

Foto
Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro e Bordalo Pinheiro foram algumas das personalidades que escreveram no jornal Enric Vives-Rubio (arquivo)

O executivo da Câmara de Gaia aprovou esta segunda-feira os termos do protocolo que vai ser celebrado entre a autarquia e a empresa Faro de Vigo, SA, ao abrigo do qual o espólio do jornal O Comércio do Porto passará a estar depositado no Arquivo Municipal gaiense, onde será conservado e poderá ser consultado por eventuais interessados.

O acordo, que deverá ser subscrito em breve (está previsto que os documentos sejam transferidos até ao próximo mês de Novembro), corresponde à intenção do actual proprietário do título do centenário jornal portuense de encontrar um espaço de armazenamento adequado onde o espólio possa ser preservado e consultado em condições que garantam a sua não deterioração, permitindo, igualmente, a divulgação do arquivo mediante a realização de exposições e a promoção de publicações.

Do arquivo d’O Comércio do Porto fazem parte, refira-se, exemplares dos 151 anos de edições daquele que foi um dos mais importantes jornais do país - onde escreveram, entre outros, Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro e Bordalo Pinheiro -, bem como o valioso arquivo fotográfico da publicação.

O Comércio do Porto, recorde-se, foi fundado em Junho de 1854 e deixou de se publicar em Julho de 2005 por decisão do grupo Prensa Ibérica, que entretanto adquirira o título. O executivo propôs ainda que o protocolo vigore por vinte anos e não apenas durante os cinco anos inicialmente previstos.

Sugerir correcção
Comentar