Mahmoud Ahmadinejad

Todos os tópicos

  • O Presidente do Irão afirmou, esta terça-feira, que o banco central colocou à disposição o capital necessário para pagar as importações do país, escreve a Reuters. Mahmoud Ahmadinejad tenta descreditar desta forma a especulação sobre a perda de valor do rial iraniano.

  • Foi mais um episódio do braço-de-ferro entre o Presidente iraniano e os conservadores que rodeiam o ayatollah Ali Khamenei, o Líder Supremo da República Islâmica, que aproveitaram a viagem de Mahmoud Ahmadinejad a Nova Iorque para atacar o seu círculo próximo.

  • O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou ao regime iraniano para libertar todos os seus prisioneiros políticos, na sua visita a Teerão para a cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados.

  • O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao Irão que sejam dados passos concretos para provar que o programa nuclear iraniano se destina a fins pacíficos.

  • As universidades iranianas baniram o acesso das mulheres a 77 cursos superiores no próximo ano lectivo. As medidas diferem consoante a instituição em causa, mas Engenharia, Química e Contabilidade estão entre as áreas com mais restrições. De acordo com a imprensa iraniana, estas áreas não garantem emprego às mulheres depois do curso.

  • O número de vítimas dos dois sismos que abalaram o noroeste do Irão no sábado voltou a subir: pelo menos 306 pessoas morreram e 3037 ficaram feridas, segundo o balanço feito nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde. Agora que terminaram as buscas, as autoridades concentram esforços no socorro às populações afectadas.

  • No norte do Irão, sacudido por dezenas de réplicas dos dois sismos, equipas de socorro e moradores passaram a noite a revolver os escombros, com pás, para tentar encontrar sobreviventes. As operações de resgate terminaram com um balanço de 227 mortos 1300 feridos.

  • O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vai deslocar-se em Junho à China, onde vai estar presente numa reunião regional de segurança, para discutir com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, o programa nuclear iraniano.