Lusofonia

Todos os tópicos

O vencedor do prémio literário mais importante em língua portuguesa é anunciado esta segunda-feira à tarde no Rio de Janeiro. Prémio poderá ir para África.

  • O vencedor do prémio literário mais importante em língua portuguesa é anunciado esta segunda-feira à tarde no Rio de Janeiro. Prémio poderá ir para África.

  • Augusto de Carvalho morreu nesta segunda-feira, em Moçambique, aos 79 anos. Foi o terceiro director do Expresso, onde conheceu Vicente Jorge Silva que salienta a sua importância na trajectória do semanário. Francisco Pinto Balsemão, fundador do jornal, fala numa perda para o jornalismo em Língua Portuguesa. Jorge Wemans, director da RTP2, recorda um jornalista bem-humorado que gostava de fazer reportagem.

  • Ainda não se conhecem as conclusões da auditoria do ministério da Educação que está a decorrer há uma semana na Universidade Lusófona, mas há novas “vítimas” do caso da licenciatura de Miguel Relvas: a direcção da Faculdade de Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais.

  • As secções de cultura e lusofonia da Agência Lusa vão deixar de existir, passando a ser integradas em sociedade e internacional, respectivamente, anunciou esta quarta-feira à redacção a direcção de Informação, liderada por Fernando Paula Brito. Também os escritórios de Coimbra, Évora e Faro vão ser encerrados e os seus jornalistas serão distribuídos pela rede nacional.

  • As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram 107.311 milhões de dólares (cerca de 83 mil milhões de euros) nos primeiros 11 meses do ano, ultrapassando a meta fixada para 2013, revelam dados oficiais hoje divulgados.

  • Mais de 200 mil livros recolhidos em Portugal, numa campanha da Associação para a Solidariedade e Desenvolvimento na Lusofonia, chegam a Maputo em Setembro e depois às escolas e bibliotecas das 10 províncias de Moçambique, anunciou hoje a associação.