Viseu vai ter ligação de bicicleta ao centro histórico

Reunião do executivo serviu ainda para aprovar uma nova via de acesso ao serviço de urgências da cidade.

Foto
O centro da cidade vai ser alvo de um estudo que pretende estudar a melhor forma de instaurar a ciclovia

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, deu nesta quinta-feira a garantia que a ligação em bicicleta ao centro histórico vai ser uma realidade do seu primeiro mandato.

Em declaração aos jornalistas no final da reunião de executivo, o autarca revelou que vai ser encomendado um estudo de especialidade para a criação de uma rede de vias aptas para a circulação na cidade.

O autarca considerou ainda que "A ligação ao centro histórico em bicicleta será uma marca deste mandato. Este é um aspeto extremamente importante, não só para a mobilidade na cidade, como para a lógica de cidade inteligente que Viseu quer ser e a sua eco sustentabilidade e boa articulação com o centro histórico”.

O estudo que tem como objectivo caracterizar o potencial ciclável da cidade e dos fluxos de habitação, comércio, acessos aos principais serviços, bem como a ligação da cidade ao centro histórico corresponde a um investimento de 72  mil euros e foi aprovado por unanimidade.

"Esse estudo foi decidido hoje por unanimidade, em ajuste direto, a uma empresa especializada da área. No fundo, visa caracterizar toda a cidade e ver o seu potencial ciclável", justificou o presidente da autarquia que anunciou que a intenção inicial era ligar três corredores ao centro histórico mas o executivo decidiu-se por "um estudo mais amplo", alargado a toda a cidade.

"Resolvemos fazer abordagem mais ampla da cidade para permitir criar um conjunto de vias cicláveis que possam mudar hábitos. Viseu não tem tradição na utilização de bicicleta como meio de transporte, só na sua utilização para a prática de desporto, mas queremos transformá-la numa cidade amiga de circulação por meios não poluentes", apontou.

As propostas do estudo serão apresentadas e sujeitas a debate público até ao final do ano, seguindo-se as obras de adaptação no próximo ano. O objectivo de Almeida Henriques é estimular a bicicleta como meio de transporte, não só a bicicleta dos privados, como as que o Município tem disponíveis.

A reunião do executivo viseense serviu ainda para a aprovação, também por unanimidade, de um investimento de mais de 50 mil euros na execução de um novo acesso ao Hospital de Viseu pelas traseiras, permitindo uma entrada mais directa ao Serviço de Urgências.

"Este novo acesso vai permitir alterar o fluxo dos veículos prioritários, que deixam de entrar na cidade e fazem-no pelas vias circulares, deixando ainda as ambulâncias de circular por todo o espaço do hospital até chegar às Urgências", concluiu Almeida Henriques.

 

Sugerir correcção
Comentar