Vinte apartamentos no Marco de Canaveses têm água transportada diariamente por camião

Empreiteiro diz que transporta 60 mil litros de água por dia para as habitações

O fornecimento de água a 20 apartamentos no Marco de Canaveses é assegurada, há vários anos, por um empreiteiro que usa um camião para transportar 60 mil litros de por dia, disse à Lusa o promotor imobiliário. Júlio Monteiro explicou que a situação se deve ao facto de a zona onde se encontram os apartamentos, divididos por dois blocos, no centro da freguesia de Constance, não estar ainda dotada de rede pública de abastecimento de água.

O promotor contou à Lusa que é obrigado a fazer três transportes diários, cada um carregando um depósito com dois mil litros, a partir da sua casa, situada a cerca de um quilómetro dos apartamentos. E acrescentou que tem assumido aquela tarefa, porque os furos que mandou construir para garantirem o abastecimento de água não são suficientes para as necessidades de cerca de 60 pessoas que lá residem, para além de alguns estabelecimentos comerciais, incluindo um café e um restaurante. "Faça chuva, faça sol, seja Páscoa ou Natal, tenho assegurado aquilo", lamentou-se.

Júlio Monteiro disse estar cansado da situação, avançando que aquele serviço lhe custa cerca de três mil euros por mês e ocupa cerca de três horas por dia. O empreiteiro acrescentou que a câmara tem adiado sucessivamente a resolução do problema, frisando que, em 2005, quando decidiu avançar com a obra, lhe foi prometido que a zona teria rede de água quando fosse concluído o primeiro bloco, em 2009.

Adão Oliveira, advogado com escritório num dos edifícios, confirmou esta sexta-feira à Lusa que tem sido o empreiteiro a assegurar o abastecimento de água.

O jurista lamentou que tenham sido colocadas, recentemente, infraestruturas naquela zona, mas que não estejam a ser usadas, por faltar um depósito e uma bomba que assegurem o fornecimento da freguesia.

Confrontado com a situação, o vereador José Mota afirmou conhecer o caso, recordando que a inexistência de rede de água é um problema antigo em várias zonas do concelho. O autarca recordou que o diferendo que opõe a câmara à empresa concessionária, nos tribunais, tem atrasado o plano de expansão da rede.

Apesar disso, prometeu que, ainda este ano, a situação naqueles dois blocos de apartamentos será resolvida com a colocação de uma nova conduta que será capaz de transportar a água a partir de uma estação de tratamento junto ao rio Tâmega, situada a uma cota mais baixa.

À Lusa, o vereador acrescentou que também está a ser elaborado um projecto que vai permitir reforçar a capacidade elevatória daquela estação, para permitir fazer chegar a água a mais habitações daquela zona de Constance.

José Mota previu que aquele melhoramento seja concretizado nos primeiros meses de 2015.     

Sugerir correcção
Comentar