Vila do Conde recupera tradições num São João prolongado

Festas começam a 5 de Junho e prolongam-se ao longo do mês. Município quer atrair galegos.

Foto
Ponto alto das festas acontece na noite de 23 de Junho, véspera de feriado municipal Miguel Nogueira

A Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou esta terça-feira o programa das festas de S. João, o patrono da cidade, um evento que este ano é alargado a todo o mês de Junho e que terá um cunho mais tradicional. "Procuramos que as festas este ano tenham um cunho de memória mas também de animação, com ocupação de vários espaços da cidade", disse a presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz.

A autarca lembrou que a reintrodução de alguns eventos reflecte a história e tradição de Vila do Conde, considerando que "vão trazer à memória momentos que estavam um pouco esquecidos entre população [adulta] e que os mais novos certamente não conheciam". "Vamos recuperar a tradição dos mastros, em que cada freguesia trará à cidade o seu para ficar em exposição e, por exemplo, vamos recuperar a regata Monte-Praça que certamente será um momento de grande vivência bairrista", apontou. Elisa Ferraz quis ainda destacar o desfile nacional do traje popular, o cortejo das mordomas e desfile de vestidos em rendas de bilros, como elementos mais tradicionais das festas.

O ponto alto acontecerá na noitada da véspera de S. João, de 23 para 24 de Junho, altura em que está assegurada a presença de vários espectáculos musicais pela cidade, assim como a emblemática sessão de fogo-de-artifício junto ao rio Ave. Elisa Ferraz confessou que o "orçamento para o programa de festividades é, este ano, um pouco mais elevado", mas não revelou os números finais, lembrando que nas contas entram também o reforço e alargamento da iluminação festivas nas ruas da cidade. Outra grande aposta da autarquia vila-condense este ano é a divulgação das festividades fora do concelho, tendo, para isso, recorrido ao apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

"Já nos reunimos com os responsáveis do Turismo e vamos fazer uma grande divulgação do nosso programa de S. João no Aeroporto do Porto e também nas lojas do Turismo na Galiza", partilhou a presidente da Câmara. Elisa Ferraz pretende que a programação, que se estende entre 5 e 24 de junho, "não seja apenas conhecida pela animação, mas sobretudo pelas tradições de Vila do Conde no S. João, que são únicas".

Sugerir correcção
Comentar