Vila do Conde lança serviço partilhado de bicicletas

Para os utentes frequentes, o tempo de utilização permitido será de duas horas, com a primeira hora gratuita e a segunda com um custo de 0,50 euros por cada 15 minutos.

Foto
A autarquia investiu 354 mil euros neste projecto em defesa das deslocações em modo suave Daniel Rocha

O município de Vila do Conde vai lançar, a 5 de Junho, um sistema de bicicletas de uso partilhado, possibilitando a habitantes e turistas a circulação na cidade de forma ecológica e económica, disse a presidente da Câmara.

Este novo serviço será designado "BiConde" e, segundo a autarquia, insere-se num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, onde se inclui a promoção de ciclovias e percursos de circulação de bicicletas. "Temos uma cidade plana, com imensas zonas pedonais que acompanham belezas do nosso concelho", contou Elisa Ferraz, explicando que através destes "equipamentos não poluentes as pessoas podem visitar os vários espaços da cidade".

O município pretende ter, neste serviço, "uma alternativa válida ou complementar de deslocação aos tradicionais meios de transporte".

Os ganhos na saúde pública, pela prática de exercício físico e pela diminuição de gases poluentes e ruído, a melhoria na mobilidade na cidade, libertando espaço público para outras funções, são outros dos critérios apontados por Elisa Ferraz para avançar com este serviço.

Ao todo, serão 60 velocípedes espalhados por nove parques, que estarão fixados em pontos turísticos estratégicos. São eles a praça José Régio, a Zona Ribeirinha, o Parque de Jogos, junto ao Castelo S. João Batista, a Praia do Turismo, junto ao Mercado das Caxinas, a Estação de Metro de Vila do Conde" e no Parque da Cidade - João Paulo II.

Para a utilização deste serviço, os interessados têm de adquirir um cartão de utilização ocasional, que tem um custo de dois euros por hora, ou um cartão de utilização frequente (anual e renovável), que terá um custo de emissão de cinco euros, além de ser cobrado o mesmo valor para o seguro.

Para os utentes frequentes, o tempo de utilização permitido será de duas horas, com a primeira hora gratuita e a segunda com um custo de 0,50 euros por cada 15 minutos.

Segundo a presidente da Câmara, o serviço será gerido pela Polícia Municipal e Serviços de Trânsito e cada bicicleta terá um 'chip' de localização. "Os espaços e lojas onde estarão à venda os cartões de utilização vão accionar e explicar todos os mecanismos do serviço", revelou Elisa Ferraz.

O "BiConde" vai ser inaugurado no dia 5 de Junho por ser o Dia Mundial do Ambiente. O regulamento do serviço está, por aviso publicado no Diário da República de sexta-feira, em processo de discussão pública. 

Sugerir correcção
Comentar