Vice-presidente da Câmara de Évora candidata-se a liderar lista do PS

Manuel Melgão indicou que a sua candidatura vai seguir os "trâmites internos" até ser aprovada pelos órgãos do partido.

Foto
O actual presidente da câmara cumpre o terceiro e último mandato e já anunciou que se vai retirar da vida política Pedro Cunha

O vice-presidente da Câmara de Évora, Manuel Melgão, formalizou a candidatura para liderar a lista do partido ao município nas autárquicas deste ano, recolhendo o apoio da maioria dos membros da concelhia local do PS.

A Câmara de Évora é presidida pelo socialista José Ernesto Oliveira, que está a cumprir o seu terceiro e último mandato, sendo o actual executivo composto por três eleitos do PS, três da CDU e um do PSD.

Contactado este domingo pela Lusa, Manuel Melgão, de 55 anos, confirmou ter formalizado junto da concelhia do partido o processo de candidatura para encabeçar a lista do PS a este emblemático município alentejano. Manuel Melgão indicou que a sua candidatura vai seguir os "trâmites internos" até ser aprovada pelos órgãos do partido.

O presidente da comissão política concelhia de Évora do PS, Francisco Costa, adiantou que a candidatura de Manuel Melgão foi a única formalizada até agora e que o processo interno deverá ser concluído até 9 de Abril. As fontes partidárias contactadas pela Lusa avançaram que a candidatura de Manuel Melgão é apoiada por mais de dois terços dos membros da concelhia.

Antigo delegado regional do Instituto Português da Juventude, Manuel Melgão, que também já liderou a concelhia socialista, é vereador da Câmara de Évora desde 2005.

A cumprir o seu terceiro e último mandato à frente da autarquia, devido à Lei da Limitação de Mandatos, José Ernesto Oliveira, de 60 anos, já anunciou que vai abandonar a vida política activa, depois de se considerar um "político realizado".

O PCP já anunciou que o antigo presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, que deixou o cargo em Dezembro, vai ser o candidato da CDU ao município de Évora nas eleições autárquicas. O candidato comunista foi presidente da Câmara de Montemor-o-Novo durante cinco mandatos consecutivos, ou seja, desde 1993, sempre eleito pela CDU e com maioria absoluta.

A funcionária pública Maria Helena Figueiredo vai ser, por sua vez, a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Évora. Actualmente, é funcionária da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Alentejo, em Évora, onde chefia o gabinete jurídico e de auditoria interna.

O candidato do PSD à autarquia deverá ser conhecido na próxima semana.

No distrito de Évora, o PS lidera sete câmaras, a CDU quatro e as autarquias de Estremoz, Redondo e Alandroal são geridas por independentes.

Sugerir correcção
Comentar