Viana do Castelo oferece ligações à rede de água durante quatro meses

Saneamento básico também é abrangido nesta campanha gratuita com a duração de quatro meses

Foto
Campanha dura até Maio e permite poupança de cerca de 300 euros Paulo Ricca/Arquivo

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) estão a oferecer a ligação à rede pública de abastecimento de água e saneamento básico, no âmbito da campanha "Ligue-se" que decorre durante quatro meses. "Durante quatro meses as pessoas que têm a rede pública à porta, e que não estão ligadas, podem aderir ao sistema de forma gratuita", afirmou o presidente do conselho de administração dos SMSBVC, Vítor Lemos.

O responsável, que falava em conferência de imprensa na sede daqueles serviços para apresentação da campanha gratuita, adiantou que "em média, um ramal de ligação à rede de água custa entre 120 a 150 euros, e um ramal para o saneamento básico custa entre os 150 e 200 euros". "O que estamos a dizer às pessoas é que oferecemos estas ligações, orçadas em cerca de 300 a 350 euros, a troco de serem nossos clientes, cientes de que estamos a prestar um serviço à comunidade porque garantimos a qualidade da água", afirmou.

Vítor Lemos explicou que em Viana do Castelo existem "cerca de 45 mil fogos de habitação", mas "ligados à rede pública de abastecimento de água estão 38 mil fogos". "Há uma franja de cerca de cinco a seis mil fogos que tem rede de abastecimento à porta mas ainda não aderiram ao sistema", disse. Já no saneamento básico, "cerca de 30 mil casas estão servidas e existem de cinco mil que ainda não estão ligadas à rede pública".

O responsável explicou que a campanha gratuita, a decorrer desde 1 de Fevereiro, "pretende despertar consciências", no que diz respeito ao meio ambiente e à saúde pública. "As pessoas consomem, muitas vezes, água de poços que não são sujeitos a análises regulares e podem estar contaminados. Com a ligação à rede pública passam a consumir água de qualidade, e segura", disse, sublinhando que os SMSBVC "são a primeira entidade em Portugal a ter a água certificada como produto alimentar".

"Muita gente tem o hábito de comprar água engarrafada. Se beberem água da companhia podem poupar mais de 200 euros", afirmou, referindo-se ao preço praticado pelos serviços municipalizados, "cerca de um euro por metro cúbico de água". "A água que levamos à casa dos clientes é segura e de qualidade", garantiu.

A rentabilizar o investimento feito na rede de abastecimento de água, actualmente com 780 quilómetros, e no saneamento básico é, segundo Vítor Lemos, outro dos objectivos da campanha que decorre entre Fevereiro e Maio. "Os investimentos feitos nos últimos quatro anos e meio foram feitos a expensas do orçamento SMSBVC por não termos tido acesso a fundos comunitários".

Vítor Lemos anunciou ainda que, na próxima semana, vai ser lançado um novo concurso público para alargar a rede de abastecimento de água e saneamento básico às freguesias de Deão, Sub-Portela e Vila Franca, num investimento de cerca de 500 mil euros, montante que será suportado na "íntegra" pelos SMSBVC "por falta de apoio dos novos fundos comunitários".     

Sugerir correcção
Comentar