Viagem Medieval da Feira teve mais público e mais qualidade nas recriações

Cidade recuou ao reinado de D. Afonso III ao longo de 12 dias. Aposta na internacionalização vai manter-se.

Depois de 12 dias de recriações históricas, centradas no reinado de D. Afonso III, é a hora do balanço da 19.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que concentrou no centro histórico de Santa Maria da Feira 1.268 apresentações em 27 áreas temáticas. “Estamos perante a melhor viagem de sempre, todos os números que temos são claramente superiores aos das edições anteriores”, revela o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

Em termos de entradas no recinto decorado à maneira da época, verificou-se um aumento de 13% em relação ao ano passado, no qual foram vendidos cerca de 233.000 bilhetes e pulseiras. Com um investimento de 1,1 milhões de euros, a iniciativa voltou a ser auto-sustentável com as receitas de bilheteira, alugueres de espaços e patrocínios.

Emídio Sousa realça o incremento da economia local - vários hotéis da Feira e região envolvente tiveram lotação esgotada -, a aposta na internacionalização e captação de públicos estrangeiros que será para manter (a Viagem disponibilizava visitas guiadas em cinco línguas), a presença de muitas famílias e jovens, bem como a satisfação dos visitantes. “Sentimos muita felicidade nos rostos dos visitantes”, conta ao PÚBLICO.

O autarca sublinha ainda o “êxito da qualidade e rigor dos espectáculos” e o envolvimento do tecido associativo que assegurou 80% das recriações. “Houve um salto qualitativo da qualidade dos eventos”, refere. Mais de 2.000 pessoas, entre as quais 370 voluntários, estiveram diariamente envolvidas na recriação histórica dos tempos medievais.

A Viagem Medieval também entrou no roteiro da diplomacia cultural. Recebeu as visitas dos embaixadores do México e do Japão, da cônsul de Moçambique e da adida cultural da Federação Russa. A câmara não perdeu a oportunidade e, além do circuito pelo espaço medieval, esses visitantes estiveram em empresas do concelho, em contacto com empresários feirenses de diversas áreas de actividade. Emídio Sousa destaca, assim, a “afirmação e promoção internacional" da cultura e da economia locais.

Em 2016, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recriar o reinado de D. Dinis na edição que perfaz duas décadas. Os roteiros acessíveis para públicos com deficiência auditiva, visual e motora serão para manter nas edições que se seguem, para não criar obstáculos nessa viagem ao passado. 

 

 

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