Via do AvePark avança com traçado reformulado

Autarquia vai lançar concurso para projecto de execução da nova estrada, que pode custar cerca de 13 milhões de euros. Obra só avança se houver financiamento comunitário

Foto
O Ave Park foi inaugurado em 2008 mas carece de bons acessos para atrair empresas Fernando Veludo/NFactos

A Câmara de Guimarães vai mesmo avançar para a construção de uma via dedicada de acesso ao parque de ciência e tecnologia Ave Park. Depois da discussão pública das últimas semanas à volta do projecto, a autarquia aprovou, esta quinta-feira, o primeiro passo para o concurso público para escolher a empresa que vai fazer o projecto de execução da obra. O traçado escolhido segue, em termos gerais, a proposta original, com uma alteração no primeiro troço, mas ainda está aberto a alterações em face do estudo de impacte ambiental que vai ainda ser feito.

Na reunião de executivo desta quinta-feira foi aprovado, por unanimidade, o pedido de parecer prévio para a aquisição de serviço do projecto de execução desta obra, com um preço-base de meio milhão de euros e um prazo de 120 dias. O presidente da autarquia, Domingos Bragança, defende que a obra é urgente, o que motiva o lançamento imediato do concurso, mas promete que só vai adjudicar a proposta caso o serviço de elaboração do projecto caso a obra da via de acesso ao Ave Park seja inscrita no mapeamento do financiamento comunitário âmbito do novo Programa Operacional Regional.

Esta é uma de duas condicionantes do concurso. A outra é a possibilidade de haver ajustamentos ao traçado “à medida que o projecto é elaborado e o estudo de impacto ambiental é também feito”. Em termos gerais, a via vai seguir um traçado muito próximo do que estava previsto no PDM e que motivou críticas entre a população e associações ambientalistas. A principal alteração ao traçado acontece na sua fase inicial: em lugar de sair da rotunda de Fermentões, como estava previsto, a nova ligação vai aproveitar cerca de 500 metros da estrada nacional 101, até ao acesso ao parque industrial de Ponte, partindo dessa zona a nova ligação. “É o melhor canal quer do ponto de vista ambiental quer do ponto de vista da construção da via”, justifica Domingos Bragança. A câmara de Guimarães estima que a sua construção venha a custar cerca de 13 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar