Vamos falar inglês em águas portuguesas?

Durante uma hora de passeio de barco no Douro e no Tejo, só se fala inglês. Projecto é sobretudo direccionado às escolas.

Foto
Porto não mexe nas freguesias Paulo Pimenta

Agora vai ser possível praticar inglês enquanto se conhecem as margens do Douro ou do Tejo. O English Boat promove passeios de barco que duram cerca de uma hora e onde só se pode comunicar em inglês. Dirige-se sobretudo aos alunos mas todos podem participar.

No Porto, percorre-se o rio sob as seis pontes, em Lisboa começa-se na Torre de Belém para acabar na Torre Vasco da Gama. Estes percursos no Douro e no Tejo, para além de permitirem observar a natureza das margens dos rios, apresentam espectáculos em que se representa e canta em inglês. A Embaixada do Conhecimento, organizadora do projecto, explicou ao PÚBLICO que considera que estes são “métodos inovadores porque permitem que haja grande interacção, mesmo no próprio espectáculo, com o público”.

O escritor Nuno Miguel Henriques é o comandante do evento. O “autor do projecto”, como o descreve a organização, vai receber as pessoas em todas as viagens. Nuno Miguel Henriques escreveu o texto do espectáculo e apresenta excertos de obras de, por exemplo, Shakespeare. Para além dos visitantes, também artistas, técnicos e tripulação têm de falar exclusivamente em inglês. “Até para pedirem para ir à casa de banho” os participantes devem expressar-se nesse idioma, exemplifica fonte da Embaixada do Conhecimento.

Nestas primeiras visitas, o objectivo principal é que os mais novos interajam em inglês e percebam que, para além das salas de aula, esta é uma língua importante no seu dia-a-dia. Ao longo do passeio, aborda-se ainda a cultura da região visitada e promovem-se os hábitos saudáveis tanto a nível da alimentação como da cidadania.

As viagens começam no dia 30 de Abril, no Porto, e a 5 de Maio, em Lisboa. Desta vez são direccionadas para alunos do ensino básico, secundário e profissional mas a organização explicou que “todas as pessoas que se quiserem inscrever podem fazê-lo”, sendo um evento aberto ao público desde que haja uma marcação prévia.

Os bilhetes variam entre os nove e os 13 euros e a Embaixada do Conhecimento adiantou ao PÚBLICO que, mesmo começando com o público jovem, já recebeu pedidos de visitas por parte de Universidades Sénior.

Dinamarca, Suécia e Itália são países em que este projecto já está implementado e onde, segundo a Embaixada, “têm tido muito sucesso”.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar