Explosão em pedreira de Santo Tirso faz um morto e um ferido grave

Vítima mortal foi projectada de uma altura de cerca de dez metros

Um homem morreu e outro ficou ferido com gravidade, numa explosão que ocorreu numa pedreira em Santo Tirso, na manhã desta quarta-feira. O ferido grave ficou queimado e foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto.

O acidente que vitimou dois funcionários de uma pedreira, na localidade de Bustelo, terá acontecido pelas 11h15, altura a que o alerta chegou aos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, em Santo Tirso. "Fomos chamados para uma explosão, numa pedreira. Uma pessoa foi apanhado pelo rebentamento e morreu, a outra ficou queimada", disse ao PÚBLICO o comandante dos voluntários, Joaquim Faria.

Não foi ainda possível apurar exactamente as circunstâncias do acidente, mas, ao que tudo indica, o rebentamento estaria a ser preparado, de forma controlada, pelos funcionários, quando algo correu mal. Aparentemente, a explosão terá ocorrido antes do previsto, apanhando os funcionários.

Um deles, um homem com cerca de 27 anos, não sobreviveu. "Estavam em cima das pedras em que ia haver o rebentamento e vieram cair cá baixo. Caíram de uma altura de cerca de dez metros", explicou o comandante.

A vítima mortal terá sido apanhada pelas pedras, enquanto o colega, com cerca de 40 anos, sofreu queimaduras. 

O ferido foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto, enquanto a vítima mortal seguiu para o Hospital de Penafiel, para ser autopsiada.
 

Sugerir correcção
Comentar