Turistas desafiados a caiar edifícios da vila medieval de Óbidos

"Vamos caiar Óbidos" é o nome da iniciativa que a câmara está a propor aos turistas e à população para o dia 21.

Foto
Pedro Cunha

A câmara de Óbidos anunciou nesta quinta-feira que quer levar turistas e habitantes a participarem em trabalhos de conservação na vila medieval e desafia-os a se voluntariarem para caiar edifícios históricos.

"Não é uma experiência para os olhos e à vista dos visitantes. Vai para além disso. Podíamos recorrer a meios automatizados e com rendimento superior para caiar, mas perderíamos a vertente da valorização do território. Queremos que as pessoas aprendam como se prepara a cal e as técnicas de caiar para levá-las a experienciar", afirmou Humberto Marques, presidente da câmara, à agência Lusa.

"Vamos caiar Óbidos" é o nome da iniciativa que a câmara está a propor aos turistas e à população para o dia 21, tendo convidado associações e pessoas em nome individual para o efeito.

O autarca adiantou que se estima que a actividade junte, pelo menos, uma centena de voluntários, a quem vai disponibilizar gratuitamente cal e meios de trabalho e de protecção individual.

O município possui 32 edifícios e muros para caiar. "Quanto mais edifícios e muros estiverem pintados mais pessoas aderiram", sublinhou o autarca.

Com a iniciativa, a autarquia pretende também não só "chamar a atenção para o património e fazer com que este seja vivido e transmitir às gerações futuras a técnica de caiar e os modos de preparação da cal", como também embelezar a vila.

Desde há vários anos que o município disponibiliza cal de forma gratuita aos habitantes para pintarem as suas casas.

 

Sugerir correcção
Comentar