Tuga Fest, em Aveiro, adiado a três dias do arranque

Festival de música perdeu vários cabeças de cartaz, que desistiram alegando incumprimentos contratuais por parte da organização

Foto
José Cid foi um dos últimos cabeças de cartaz a cancelar a sua participação no festival Nuno Ferreira Santos

O festival Tuga Fest, que se intitula "o mais português de Portugal", já não vai começar na próxima quarta-feira, em S. Jacinto, no concelho de Aveiro, ao contrário do inicialmente previsto, anunciou hoje a organização. O anúncio foi feito após quatro dos cinco cabeças de cartaz da primeira edição do festival, que deveria decorrer de 19 a 23 de Agosto, terem cancelado a sua actuação alegando incumprimento contratual.

"Logisticamente, não é possível o festival começar na quarta-feira", disse à agência Lusa Luís Figueiredo, da organização, acrescentando que "poderá haver um adiamento". O mesmo responsável adiantou ainda que a organização está a avaliar em conjunto com a Câmara de Aveiro, um dos patrocinadores do festival, uma solução para o problema.

José Cid e Ana Moura foram os últimos artistas a anunciar que não iriam actuar no festival. Na passada sexta-feira, José Cid escreveu na sua página na rede social Facebook que o seu concerto, que estava agendado para o dia 20, não se ia realizar "devido ao facto de o promotor do evento não ter até à data cumprido com nenhuma das condições contratuais".

No mesmo dia, a agência de Ana Moura informava que "por manifesto e reiterado incumprimento contratual" por parte do organizador, o concerto da fadista no Tuga Fest, no dia 22, estava cancelado. Antes destes artistas, também os Xutos & Pontapés e Tony Carreira, que iriam actuar nos dias 21 e 23, respectivamente, cancelaram os espetáculos pelos mesmos motivos.

O festival, cujo programa foi apresentado numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e do presidente da Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, contava com um orçamento que ultrapassava os 300 mil euros, estimando a organização em 60 mil o número de pessoas visitantes.

Além da componente musical, o Tuga Fest tem também previstas áreas de exposição/venda de produtos nacionais (gastronomia, artesanato e vinhos), com cerca de cem expositores e uma área de diversões com carrossel, roda gigante, carrinhos de choque e insufláveis.

A organização do evento anunciou ainda a abertura de uma área própria para campismo, equipada com balneários, sanitários e espaços para refeições ligeiras, e um restaurante com capacidade para 400 pessoas. Os preços de ingresso variam entre os oito euros (bilhete geral individual) e os 90 euros (com campismo incluído), dependendo da data da compra e da tipologia de bilhete.

Sugerir correcção
Comentar