Tribunal concede visto para arranque de obras no Hospital de Gaia/Espinho

O valor global do projecto de reabilitação está orçado em cerca de 37 milhões de euros.

Foto
Em Dezembro as 44 unidades conseguiram reduzir os seus resultados negativos Rui Gaudêncio/Arquivo

O Tribunal de Contas concedeu nesta terça-feira o visto à empreitada das obras de construção do novo edifício do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho que arrancam “já durante o mês de agosto”, anunciou a administração.

“O Tribunal de Contas concedeu, nesta, visto ao contrato de empreitada, celebrado entre o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E e o Consórcio Edinorte – Anorte”, revelou hoje a administração do hospital que a 23 de Julho viu aprovada a candidatura a fundos comunitários para a construção de um novo edifício.

Perante o visto do tribunal, o hospital garante que as obras, comparticipadas pelo Programa Operacional da Região Norte (ON2), no valor de sete milhões de euros, atribuídos pela CCDR-N, começam “já durante o mês de Agosto”

Em comunicado, a administração do centro hospitalar explica que o projecto de reabilitação daquela unidade “está dividido em três fases, perfeitamente autonomizáveis, e concebidas de modo a não condicionarem o [seu] normal funcionamento”.

A primeira fase “permitirá a construção de um novo edifício que através do seu sistema de circulação (acessos verticais, horizontais e passadiços/túneis) ligará os edifícios circundantes, já existentes, correspondendo às legítimas expectativas dos doentes e profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E”, explica o documento.

Para a administração “esta obra permitirá um maior conforto e segurança dos doentes, com ganhos de eficiência do ponto de vista organizacional”.

O valor global do projecto de reabilitação está orçado em cerca de 37 milhões de euros, sendo a fase inicial de 12,8 milhões de euros.

No final de Julho, o presidente da Câmara de Gaia explicou à Lusa que “em Março de 2014 o conselho de administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho apresentou uma candidatura ao overbooking do Quadro Comunitário de Apoio (ON2) para obras de manutenção e construção de um novo edifício de ligação entre o pavilhão central e o ambulatório”.

Eduardo Vítor Rodrigues lembrou então ser a favor da construção de um novo hospital pelo que espera que esta seja a “primeira fase de um processo modular”.

No mesmo dia, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho declarou ser "essencial e determinante” a obra daquela unidade.

Sobre notícias de um anterior chumbo do TdC ao projecto Silvério Cordeiro assinalou: “Verdadeiramente não há um chumbo do Tribunal de Contas relativamente à decisão proferida em Janeiro, respeitante ao contrato do projecto de execução, na medida em que essa decisão foi objecto de recurso”.

Sugerir correcção
Comentar