Trabalhadores do Município de Lisboa suspendem greve à recolha do lixo

Sindicato marcara paralisação de 10 a 16, a semana dos santos populares.

Há um ano houve greve e o lixo acumulou-se na cidade PÚBLICO

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) suspendeu a greve à recolha do lixo, marcada de 10 a 16, a semana dos santos populares, garantiu à Lusa o coordenador da estrutura sindical nesta sexta-feira.

“Vamos suspender o pré-aviso de greve”, disse Vitor Reis, acrescentando que a luta foi “suspensa” mas “nunca hipotecada”.

O coordenador do STML adiantou que recebeu, na quinta-feira à noite, algumas garantias do presidente da Câmara de Lisboa, que levaram à tomada de decisão.

Entre os motivos para a convocação da greve pelo STML estava a reforma administrativa da cidade, que reduz para 24 as actuais 53 freguesias da capital e prevê a passagem das competências de limpeza da câmara para as freguesias.

Vitor Costa disse ter recebido do autarca a garantia de que “não haverá transferência de competências antes de Janeiro de 2014” e que este processo “não servirá para colocar ninguém em mobilidade especial, nem para privatizar os serviços”.

Além disso, segundo o dirigente sindical, António Costa garantiu ainda que “nada será decidido sem antes negociar com os sindicatos”.

Já no ano passado, o STML convocou uma greve parcial entre 11 e 17 de Junho para os cantoneiros e motoristas de pesados, transportes públicos e de máquinas pesadas, ameaçando também a recolha de lixo durante as festas da cidade.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues