Tourada, em Viana, durante as festas da Agonia, já tem cartel fechado

A "Corrida da Liberdade" conta com alguns dos mais conhecidos cavaleiros portugueses.

Foto
A tourada do ano atraiu 2300 espectadores Nelson Garrido

Os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, Marcos Bastinhas e o matador de toiros António João Ferreira são os nomes que compõem este ano o cartel da nova corrida que a Prótoiro já anunciou que irá realizar em Viana do Castelo, cidade anti-touradas.

No início desta semana a federação tinha avançado que a corrida acontecerá a 18 de Agosto, às 17h, durante as Festas de Nossa Senhora da Agonia.

O presidente da Comissão Executiva da Prótoiro, Diogo Monteiro, adiantou que o pedido de licenciamento da tourada dará entrada na autarquia “nas próximas semanas”. O local para a realização do espectáculo tauromáquico já está garantido, mas o responsável da organização escusou-se a revelá-lo.

As pegas da “Corrida de Toiros da Liberdade”, como a classifica a Prótoiro estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra, liderados pelo cabo Luís Santos.

Em comunicado enviado esta sexta-feira à comunicação social, a Prótoiro adianta que em breve divulgará mais pormenores “acerca desta jornada de luta pela liberdade, que se pretende histórica, numa clara manifestação popular de oposição à prepotência, às ilegalidades e ditadura cultural que se procuram impor a Viana do Castelo”.  

No início da semana, na reacção ao anúncio da data da nova tourada o presidente da Câmara Municipal considerou que se trata de uma “provocação”. José Maria Costa adiantou que o município irá “fazer uso de tudo o que estiver ao seu alcance” para tentar impedir a realização de nova corrida no concelho.

“Vamos aguardar e no devido tempo tomaremos as medidas e actuaremos em conformidade com os nossos regulamentos e as nossas condicionantes do ponto de vista do licenciamento”., sustentou.

Como exemplo apontou o regulamento municipal de protecção de animais aprovado por maioria em reunião do executivo em Abril passado.

De acordo com José Maria Costa “não é obrigatória a aprovação em Assembleia Municipal. Nesse sentido o documento, já sujeito a consulta pública, “está activo”. De acordo com o documento, actividades como comércio, guarda, criação e espectáculos com animais passam a necessitar de autorização municipal.

Entretanto a Prótoiro - anunciou que “nas próximas semanas” dará entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) uma acção a requerer a nulidade da declaração antitouradas, aprovada em 2009 pela Câmara de Viana do Castelo.

A Prótoiro alega que a deliberação camarária é “completamente ilegal” e contém “vícios materiais e de forma”. Ao mesmo tempo, a federação revelou que pretende realizar uma nova tourada, em Viana do Castelo, durante das Festas de Nossa Senhora da Agonia, a 18 de Agosto.

Para Diogo Monteiro, a declaração "antitouradas", aprovada pela gestão camarária socialista, então liderada por Defensor Moura, com os votos contra dos vereadores do PSD, é “inconstitucional”, porque, alega, extravasa as competências dos municípios. Por outro lado, Diogo Monteiro recorda que a proposta não constava da ordem de trabalhos da reunião camarária e não foi ratificada pela assembleia municipal.

No ano passado, após um diferendo de duas semanas entre o município e a Prótoiro, o TAFB acabou por viabilizar a tourada numa arena amovível instalada em terrenos da veiga da freguesia de Areosa classificados pela autarquia como sendo de “elevado valor paisagístico”. O espectáculo tauromáquico ocorreu a 19 de Agosto, também durante a Romaria da Agonia.

Esta foi a primeira corrida realizada no concelho desde Fevereiro de 2009, altura em que foi aprovada a deliberação camarária que aboliu a realização de espectáculos tauromáquicos. Cerca de 2300 espectadores assistiram à corrida que motivou o protesto de mais de uma centena de pessoas apoiadas por várias associações de defesa dos animais.

Sugerir correcção
Comentar