Torres Vedras vai ter 260 bicicletas, as "agostinhas", para partilhar a partir de Junho

Câmara do concelho onde nasceu Joaquim Agostinho está a investir nas ciclovias e nos equipamentos de recolha das bicicletas.

Foto
A autarquia investiu 354 mil euros neste projecto em defesa das deslocações em modo suave Daniel Rocha

A Câmara de Torres Vedras anunciou esta terça-feira que, a partir de Junho, vai ter mais 260 bicicletas gratuitas na cidade, as "agostinnhas", para serem usadas pelos habitantes.

O nome para estas bicicletas partilháveis surge em homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho, natural do concelho. O vice-presidente da câmara, Carlos Bernardes, disse à agência Lusa que a rede de bicicletas de uso partilhado será inaugurada a 5 de Junho, depois de a autarquia ter recebido as 260 bicicletas que adquiriu, no âmbito de um concurso público lançado em agosto de 2011.

Para pôr as bicicletas ao dispor dos residentes, a autarquia está a instalar 11 estações de aluguer de bicicletas (‘bike stations’) em pontos distintos da cidade, nomeadamente junto às escolas, parque verde da Várzea, Expotorres e no principal centro comercial da cidade.

Carlos Bernardes adiantou ainda à Lusa que estão a ser executadas obras, com vista à construção de novas ciclovias e à reformulação de outras para estarem de acordo com as regras do novo código da estrada, estando 30% da rede executada.

Em Agosto de 2011, a autarquia abriu concurso no valor de 354 mil euros, destinado à compra das bicicletas e respectivas ‘bike stations’. “Queremos promover a mobilidade sustentável para que as pessoas se possam deslocar nas bicicletas e reduzir o uso do automóvel dentro da cidade”, afirmou Carlos Bernardes.

A câmara pretende implementar na cidade um conceito idêntico ao adoptado na Holanda, em que os cidadãos podem levantar e estacionar as bicicletas nas ‘bike stations’, depois de as usar. Ao todo, a autarquia prevê poupar 229 mil euros, sendo os custos anuais com transportes escolares cerca de um milhão de euros.

A medida insere-se no Plano da Rede de Ciclovias Urbanas da autarquia, que possui um investimento de 200 mil euros na construção de seis novas ciclovias na cidade até ao final deste ano. O investimento é comparticipado a 70% pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional. A promoção do uso da bicicleta e outros meios de transporte sustentáveis e não poluentes está prevista na Agenda 21 local.

Sugerir correcção
Comentar