Terminal de Cruzeiros de Leixões vence prémio de arquitectura e entra na corrida para outro

Obra entrou na lista restrita do concurso internacional WAN Awards 2016. Vencedor é conhecido na próxima terça-feira.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFACTOS

O Terminal de Cruzeiros de Leixões foi distinguido como o Melhor Projecto Público de Arquitectura, pelos prémios Construir 2016. O galardão, atribuído pelo jornal Construir em parceria com a revista Anteprojectos, reconheceu a obra de Luís Pedro Silva como a que mais se destacou no último ano em Portugal em matéria de arquitectura. No ano passado, o projecto venceu o prémio de engenharia.

Na mesma altura, a obra entrou na lista restrita do concurso internacional WAN Awards 2016, nas categorias de Transport & Waterfront. O vencedor é conhecido na próxima terça-feira, dia 1 de Novembro, após o escrutinio um júri internacional que considerou o projecto português como uma obra “ambiciosa”, “impressionante” e “exemplar”. A concurso estão projectos de todo o mundo.

Este é o terceiro prémio a distinguir o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões. Inaugurada em Julho de 2015, a obra foi galardoada um mês antes com o prémio AZ para melhor edifício comercial ou institucional com mais de mil metros quadrados construído no ano passado. O edifício, da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, foi seleccionado entre 826 projectos de mais de 50 países.

No mesmo ano, o Porto de Leixões recebeu o título de Melhor Porto do Ano atribuído pela Seatrade Awards, a par do Porto de São Francisco, nos Estados Unidos da América, e do Porto de Amesterdão, na Holanda.

Construído a 700 metros da costa, o edifício tem aberto as suas portas a alguns eventos culturais da cidade, desde desfiles do Portugal Fashion à mostra de arquitectura do Open House Porto.

A construção desta obra teve um investimento de 50 milhões de euros da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, financiada, a 50%, por fundos do programa regional ON (Programa Operacional Regional do Norte).

Sugerir correcção
Comentar