Tempo começa a melhorar, mas ainda há mais de 70 estradas cortadas

Em Santarém, o distrito mais afectado, duas povoações continuam isoladas. Caudal dos afluentes do Tejo já começou a diminuir.

Foto
Inundações em Águeda, no distrito de Aveiro Adriano Miranda

Apesar de estar a chover menos e de a situação ter começado a desagravar-se, ainda há mais de 70 estradas cortadas em 11 distritos e povoações isoladas devido a inundações e deslizamentos de terras. Duas delas em Santarém, que é o distrito mais afectado pela chuva intensa dos últimos dias.

Os distritos afectados são, de acordo com um da Protecção Civil ao início da manhã, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu. 

Apesar de haver mais um distrito com estradas cortadas do que na véspera, que é Faro, “em termos gerais houve um desagravamento da situação”, explicou Marco Martins, adjunto de operações do Comando Nacional de Operações de Socorro, ao PÚBLICO. E olhando para as previsões metereológicas para esta terça-feira o mais provável é que essa tendência se mantenha ao longo do dia.

Santarém continua a ser o distrito com mais estradas e locais interditos pelas cheias e deslizamento de terras na manhã desta terça-feira: cerca de 50. Na zona ribeirinha de Constância, por exemplo, tanto o parque de campismo como um parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere estão interditos.

Apesar de ao longo das últimas horas o caudal dos afluentes do Tejo ter diminuído ligeiramente, o nível das águas ainda não baixou, pelo que as localidades de Reguengo do Alviela e Caneiras, em Santarém, continuam isoladas. Em Resende, distrito de Viseu, está isolada ainda outra povoação, Valonguinho.

Veja aqui a lista das estradas que continuam cortadas.

Sugerir correcção
Comentar